PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel diz que não tem nada a ver com o que ocorre no Líbano

9 jul 2013 - 10h16
(atualizado às 13h05)
Compartilhar

O ministro da Defesa israelense, Moshé Yaalon, afirmou que Israel não está envolvido no atentado cometido nesta terça-feira pela manhã em um subúrbio xiita de Beirute que, em sua opinião, é resultado da "luta entre xiitas e sunitas".

"Constatamos que a guerra civil na Síria se estende ao Líbano (...) É uma luta entre xiitas e sunitas. Observamos, mas não interviemos", afirmou Yaalon, citado pelos meios de comunicação.

"Há muitas explosões na região, mas em nossas fronteiras reina a calma", disse Yaalon.

Cerca de 50 pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave, pela explosão de um carro-bomba nesta terça-feira pela manhã no estacionamento de um subúrbio xiita do sul de Beirute, afirmou à AFP uma fonte militar.

A guerra na Síria dividiu os libaneses entre os partidários e os opositores do presidente sírio Bashar al-Assad e exacerbou as tensões sectárias.

Boa parte dos xiitas, liderados pelo Hezbollah libanês, é favorável ao regime sírio, enquanto os sunitas apoiam a oposição, constituída majoritariamente por esta confissão, assim como a população síria.

Israel considera que o Hezbollah, também aliado do Irã, é seu inimigo número um no Líbano e travou uma guerra contra este movimento no verão de 2006.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade