PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel 'destrói' esforços de paz com assentamentos, diz Palestina

30 mai 2013 - 11h07
(atualizado às 11h14)
Compartilhar

O governo israelense destrói os esforços do secretário americano de Estado, John Kerry, para reativar o processo de paz, afirmou nesta quinta-feira o negociador palestino Saeb Erakat, após a confirmação de projetos de construção nas colônias de Jerusalém Oriental ocupada.

"Acreditamos que as últimas decisões do governo israelense destroem realmente e oficialmente os esforços de Kerry", afirmou Erakat. O negociador palestino se referiu à "escalada na construção de assentamentos, ao deslocamento da população do Vale do Jordão, aos crescentes ataques de colonos contra nosso povo e ao confisco de nossa terra".

A declaração de Erakat ocorre num momento em que uma ONG afirmou que Israel está preparando a construção de mais de mil casas em assentamentos na Cisjordânia. Já Washington redobra através de Kerry seus esforços para reativar o estancado processo de paz israelense-palestino.

Segundo o Observatório anticolonização Terrestrial Jerusalem, Israel construirá 300 casas na colônia de Ramot e outras 797 serão propostas no assentamento de Gilo, perto da cidade palestina de Belém, na Cisjordânia. 

Mais de 360 mil colonos israelenses vivem na Cisjordânia ocupada e 200 mil nos bairros de assentamentos em Jerusalém Oriental, ocupada e anexada.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade