PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel construirá muro na fronteira com a Jordânia

A barreira "fará parte da segurança nacional" israelense e será inaugurada em 2016

29 jun 2015 - 10h44
(atualizado às 12h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Premiê israelense Benjamin Netanyahu comemora vitória em eleição, em 18 de março
Premiê israelense Benjamin Netanyahu comemora vitória em eleição, em 18 de março
Foto: Amir Cohen / Reuters

Israel irá erguer um muro de 30 quilômetros na fronteira com a Jordânia, uma continuação do que tem com o Egito, ao sul da cidade de Eilat, por questões de segurança, informou nesta segunda-feira o escritório do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

A proposta foi aprovada pelo Gabinete de Segurança, que também deu sinal verde à liberação dos recursos necessários para o início da construção.

Siga o Terra Notícias no Twitter

"O governo israelense se manteve em contato com o jordaniano sobre este tema" informa a nota, que acrescenta que o muro "está totalmente do lado israelense da fronteira" e que não danificará a "soberania do Reino Hachemita da Jordânia nem seus interesses nacionais".

A barreira "faz parte da segurança nacional" israelense, diz o documento, e será erguida nas proximidades do aeroporto de Timna, previsto para ser inaugurado no ano que vem.

Trata-se da continuação de outra cerca já existente de mais de 230 quilômetros, na fronteira com o Egito. Israel também tem outra separação deste tipo nas Colinas de Golã, território sírio que ocupa.

Há algum tempo, o país havia anunciado a intenção de melhorar as condições da cerca existente com o Egito também na fronteira com a Jordânia e, meses atrás, a imprensa revelou que militares tinham aprovado o projeto para construi-la nessa região.

Modelo deixa o exército israelense para conquistar o mundo:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade