PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel começa treinamento anual de defesa civil

26 mai 2013 - 17h49
(atualizado às 18h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo de Israel iniciou neste domingo uma série de exercícios de defesa civil, dedicados principalmente à ameaça de armas não convencionais, anunciou o Exército, acrescentando que o treinamento vai até a próxima quarta-feira.

"As ameaças no front israelense aumentaram consideravelmente nesses últimos anos", declarou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, na abertura do Conselho de Ministros. "Israel é o país mais ameaçado do mundo. Sofre a ameaça de mísseis e de foguetes. Estamos preparados para qualquer cenário", completou.

O Exército, o Ministério da Defesa, demais órgãos do governo, organizações de resgate e escolas devem participar desse treinamento anual, organizado pela sétima vez. "Este ano, o exercício nacional se concentrará na preparação na reação governamental, civil e militar necessária em um cenário que envolva armas não convencionais", explicou o Exército em uma nota.

O governo de Israel tem alertado que não permitirá a transferência de armas sofisticadas, ou químicas, por parte do Hezbollah libanês, para o arsenal sírio, ainda que o ministro israelense da Defesa Passiva e das Comunicações, Gilad Erdan, tenha minimizado o risco de um ataque químico contra o Estado hebreu.

"Nossos inimigos sabem que o uso de armas químicas, ou não convencionais contra os cidadãos de Israel provocará uma resposta severa e destruidora", garantiu, em declarações à TV local.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade