PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel começa a libertar 26 presos palestinos, mas acelera a colonização

13 ago 2013 - 18h55
(atualizado às 19h00)
Compartilhar

Israel começou a libertar 26 presos palestinos na noite desta terça-feira, na véspera da retomada das negociações de paz em Jerusalém, mas intensifica a colonização nos territórios ocupados.

Dois ônibus transportando os presos, a maior parte detida antes de 1994, deixaram a prisão de Ayalon, perto de Tel Aviv, segundo um correspondente da AFP no local.

Um ônibus transportando 14 presos deixou a prisão de Ayalon, perto de Tel Aviv, em direção ao posto de passagem de Eretz, no acesso norte da Faixa de Gaza, enquanto um segundo se dirigiu para a cidade de Ramallah, na Cisjordânia.

Pouco depois, um dos ônibus foi visto entrando na prisão israelense de Ofer, perto de Ramallah, na Cisjordânia, de acordo com um correspondente da AFP.

Dentro da penitenciária, os 12 detentos originários da Cisjordânia deviam se reunir com autoridades palestinas. Depois, eles seriam levados em um ônibus palestino para a Muqataa, quartel-general do presidente Mahmud Abbas, para onde está prevista uma cerimônia de recepção.

Na Cidade de Gaza, parentes dos libertados já estavam reunidos aguardando a sua chegada. Alguns armaram barracas para recebê-los e outros estenderam bandeiras nas ruas.

Estas libertações ocorrem após a rejeição por parte do Supremo Tribunal de Israel de uma apelação contra a soltura dos 26 detentos. A apelação foi apresentada pela Almagor, uma associação de vítimas israelenses.

No total, 104 presos condenados devem ser soltos durante os nove meses previstos de negociações de paz entre israelenses e palestinos.

Mas o início das libertações é acompanhado pelo anúncio feito por Israel de um aumento da colonização com a autorização para que sejam construídas 942 residências em Jerusalém Oriental anexada, provocando revolta entre os palestinos.

A Prefeitura de Jerusalém confirmou que o projeto de construção no bairro de Gilo, em Jerusalém Oriental, havia completado uma nova etapa com "a autorização do Ministério do Interior". Ela ressaltou que se trata do prosseguimento "de um projeto de desenvolvimento anunciado há dois anos".

"É uma decisão terrível que revela uma provocação aos palestinos, aos americanos e a todos que se opõem à continuidade da colonização", afirmou à AFP Yossef Pepe Alalu, prefeito adjunto de Jerusalém e conselheiro municipal em nome da oposição de esquerda.

"A colonização ameaça provocar o fim das negociações antes mesmo que elas comecem", disse à AFP Yasser Abed Rabbo, um alto funcionário da Organização pela Libertação da Palestina (OLP).

Segundo um diretor da "Paz Agora", uma ONG israelense que se opõe à colonização, a decisão da Prefeitura inclui também a possibilidade de construir outras 300 residências em uma fase posterior em Gilo.

No domingo, o governo israelense autorizou a construção de 1.187 alojamentos na Cisjordânia e em vários bairros de colonização de Jerusalém Oriental, que os palestinos querem como capital de seu futuro Estado.

O secretário de Estado americano, John Kerry, que realizou diversas missões na região antes de obter o sinal verde das partes para a retomada das negociações, novamente considerou "ilegítimas" as colônias.

Mas ele afirmou que Abbas está "comprometido a manter as negociações porque acredita que a negociação é o que permitirá resolver este problema".

Nenhum detalhe foi apresentado sobre o horário em que as negociações terão início, nem sobre o local exato em Jerusalém.

Segundo a imprensa israelense, o anúncio de construções nas colônias foi decidido para acalmar a ala dura da coalizão liderada por Benjamin Netanyahu.

O "Lar Judaico", um partido nacionalista membro da maioria e hostil à criação de um Estado palestino, assim como deputados e ministros "falcões" do Likud, partido do próprio Netanyahu, fazem pressão pela continuidade da colonização com o objetivo de impossibilitar qualquer retirada da Cisjordânia ou qualquer concessão em Jerusalém Oriental.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade