PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel cancela missão da Unesco na Cidade Antiga de Jerusalém

20 mai 2013 - 09h49
(atualizado às 10h09)
Compartilhar

Israel cancelou no último momento a chegada de uma missão da Unesco para supervisionar a situação na Cidade Antiga de Jerusalém, ocupada pelo país em 1967, após considerar que os palestinos "politizaram" a visita.

"A visita foi cancelada porque os palestinos não respeitaram os entendimentos que deviam reger o trabalho da comissão", disse à Agência Efe Ben-Dor, porta-voz do Ministério israelense de Relações Exteriores.

A comissão tinha previsto começar nesta segunda-feira os trabalhos de pesquisa sobre a recuperação e preservação histórica realizados na parte antiga de Jerusalém, declarada patrimônio da humanidade em 1981.

Um ano depois, a Unesco registrou essa parte da cidade entre seu patrimônio de lugares em perigo e passou a visitar o local periodicamente com seus supervisores, mas a última vez que estiveram no lugar foi em 2004.

Por sua localização, em uma zona ocupada de Jerusalém Oriental, a chegada da equipe técnica deve ser coordenada com israelenses e palestinos, o que impediu a visita da missão nos últimos três anos.

Em abril, meses depois da Palestina ser reconhecida como Estado-membro pela ONU, um acordo alcançado com a ajuda dos EUA e da Rússia definiu as bases e os locais que a missão iria visitar.

Israel denuncia que nas últimas semanas os palestinos "politizaram" a missão e que, saindo dos aspectos técnicos, planejavam levar a delegação ao considerado pelos judeus como Monte do Templo ou Esplanada das Mesquitas para os muçulmanos.

De acordo com o jornal "The Jerusalem Post", os palestinos tinham previsto levar os membros da delegação a alguns encontros com personalidades políticas que nada tem a ver com monumentos e preservação.

Ben-Dor disse à Agência Efe que por enquanto "não foi fixada uma nova data" para a visita.

EFE   
Compartilhar
Publicidade