PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel autoriza envio de roupa e calçados para Gaza

4 abr 2010 - 10h21
Compartilhar

Israel autorizou uma remessa de roupas e sapatos para serem entregues aos palestinos na faixa de Gaza neste domingo, pela primeira vez em quase três anos de bloqueio do território controlado pelo Hamas.

Autoridades palestinas disseram que os itens chegaram ao território pela região fronteiriça de Kerem Shalom. Dez caminhões de roupas e calçados eram esperados durante o dia.

Comerciantes de Gaza disseram que a remessa pode não suprir as necessidades e pediram que Israel libere mercadorias que estão nos portos.

O governo de Israel está sob pressão internacional para reduzir o bloqueio, que as ONU diz prejudicar 1,5 milhão de pessoas que vivem sob o domínio do Hamas, que defende a destruição de Israel.

Israel proíbe o suprimento de cimento e aço para Gaza, alegando que o Hamas pode usá-los para fins militares.

A longa lista de produtos controlados também inclui itens que críticos dizem que não terem valor militar, como lápis de cor para crianças e livros.

Gaza tem recebido grande parte dos seus produtos de consumo por meio de túneis do vizinho Egito, operado por contrabandistas, que cobram taxas abusivas.

O Egito está construindo um muro subterrâneo para bloquear os túneis, que são constantemente bombardeados por Israel desde o início da ofensiva em Gaza, há 14 meses.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade