PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel ataca Faixa de Gaza após disparo de foguete palestino

Foguete desta terça-feira é o terceiro lançado desde o cessar-fogo acertado em 2014 após confrontos que deixaram mais de 2 mil mortos

27 mai 2015 - 06h42
(atualizado às 07h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Membros das forças de segurança palestinas leais ao Hamas permanecem em guarda depois de área ser atingida por um ataque aéreo israelense em Rafah, no sul de Gaza
Membros das forças de segurança palestinas leais ao Hamas permanecem em guarda depois de área ser atingida por um ataque aéreo israelense em Rafah, no sul de Gaza
Foto: Ibraheem Abu Mustafa / Reuters

Aviões de Israel realizaram quatro ataques contra a Faixa de Gaza na manhã desta quarta-feira, informaram testemunhas, horas após o disparo de um foguete do enclave palestino.

A aviação israelense atacou campos de treinamento da Jihad Islâmica em Rafah, Khan Yunis e na cidade de Gaza, segundo as testemunhas, que não relataram vítimas.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Um foguete lançado por militantes palestinos da Faixa de Gaza atingiu o sul de Israel na terça-feira, sem deixar vítimas.

O Exército hebreu confirmou ter atacado "quatro infraestruturas terroristas no sul da Faixa de Gaza" como represália ao disparo do foguete.

"O fato de o território do Hamas ser utilizado como base de retaguar

da para atacar Israel é inaceitável, intolerável e terá consequências", declarou o tenente-coronel Peter Lerner, porta-voz militar israelense.

O movimento islâmico Hamas, que governa a Faixa de Gaza, não reivindicou o ataque.

Leões viram bichos de estimação de família na Faixa de Gaza:

O ministro israelense da Defesa, Moshe Yaalon, fez uma advertência ao Hamas e atribuiu o ataque à Jihad Islâmica.

"Israel não vai ficar de braços cruzados depois dos disparos de ontem contra seus cidadãos por parte da Jihad Islâmica. Consideramos o Hamas responsável pelos disparos a partir da Faixa de Gaza e não vamos tolerar nenhuma ameaça contra os habitantes do sul (de Israel)", declarou Yaalon.

"Sem tranquilidade em Israel, a Faixa de Gaza pagará um preço muito alto, tão alto que qualquer um que nos provocar vai lamentar. Não aconselho ninguém a nos testar", completou o ministro.

O foguete de terça-feira é o terceiro lançado da Faixa de Gaza desde a entrada em vigor do cessar-fogo que encerrou 50 dias de guerra no enclave palestino em 2014, após a morte de quase 2.200 palestinos - a maioria civis - e de 73 israelenses, sendo 67 militares.

A incursão de Israel desta quarta-feira é a terceira desde o final da guerra em Gaza de 2014. No mês passado, tanques israelenses abriram fogo contra uma posição do Hamas após um disparo de foguete.

Hamas executou palestinos durante conflito com Israel em 2014

O grupo islâmico Hamas, no poder na Faixa de Gaza, utilizou o conflito com Israel no enclave para executar adversários palestinos, matando ao menos 23 pessoas, o que pode constituir crimes de guerra, revela nesta quarta-feira a Anistia Internacional.

Um novo relatório da ONG com sede em Londres sobre a guerra na Faixa de Gaza, em julho e agosto de 2014, denuncia "uma campanha brutal" do Hamas envolvendo sequestros, torturas e crimes contra palestinos acusados de "colaborar" com Israel.

O Hamas, que governa Gaza desde 2007, rebateu as acusações e afirmou que o relatório "está dirigido contra a resistência palestina" e contra o próprio movimento.

O porta-voz do movimento, Fawzi Barhum, afirmou que o relatório "carece de profissionalismo e de credibilidade, e está voluntariamente exagerado, sem levar em consideração as partes envolvidas e sem verificar a validade da informação".

O documento detalha "execuções sumárias de, ao menos, 23 palestinos, além da prisão e tortura contra dezenas de outros".

"É absolutamente assustador que enquanto as forças israelenses infligiam perdas humanas e materiais maciças ao povo de Gaza, as forças do Hamas aproveitavam para realizar esta vergonhosa série de assassinatos e outras graves violações" dos direitos humanos, disse o diretor da Anistia Internacional para o Oriente Médio e África do Norte, Philip Luther.

Ao menos 2.200 palestinos foram mortos, a maioria civis, na guerra de julho-agosto de 2014 na Faixa de Gaza. O conflito também matou 73 israelenses, sendo 67 militares.

Em março, a Anistia Internacional já havia acusado grupos armados palestinos por crimes de guerra durante o conflito na Faixa de Gaza.

O relatório divulgado nesta quarta-feira afirma que "as forças do Hamas sequestraram, torturaram ou atacaram membros do Fatah, seu principal adversário político na Faixa de Gaza, incluindo antigos membros das forças de segurança da Autoridade Palestina".

"Ninguém foi responsabilizado pelos crimes do Hamas contra palestinos durante o conflito de 2014, o que indica que estes crimes foram autorizados ou aprovados pelas autoridades" na Faixa de Gaza, destaca a Anistia.

Luther acusa o Hamas de "crimes revoltantes contra indivíduos sem defesa", o que, em certos casos, constituem crimes de guerra.

Segundo Luther, o Hamas ignorou "as regras mais elementares do direito humanitário internacional".

A Anistia apela à Autoridade Palestina, baseada em Ramallah, na Cisjordânia, e ao Hamas para que "cooperem com os mecanismos de investigação internacionais independentes" visando levar os responsáveis à justiça.

Nos dois relatórios precedentes, a Anistia acusava Israel de crimes de guerra na Faixa de Gaza, do mesmo modo que a Federação Internacional dos Direitos do Homem (FIDH).

Os palestinos planejam acusar os líderes israelenses de crimes de guerra na Corte Penal Internacional.

Israel não reconhece a competência das cortes internacionais e garante ser capaz de julgar eventuais crimes por conta própria. Vários processos na Justiça Militar estão em curso, e alguns soldados já foram acusados.

Israel X Hamas: compare o poder bélico  Israel X Hamas: compare o poder bélico

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade