PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel ataca 75 posições em Gaza e destrói 3 túneis

As Forças de Defesa de Israel estimam que 4,1 mil alvos foram atingidos pelas forças israelenses desde 8 de julho

30 jul 2014 - 07h25
(atualizado às 07h26)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Pessoas rezam ao lado de corpos de palestinos mortos em um ataque aéreo israelense no sul da Faixa de Gaza, em 30 de julho</p>
Pessoas rezam ao lado de corpos de palestinos mortos em um ataque aéreo israelense no sul da Faixa de Gaza, em 30 de julho
Foto: Ibraheem Abu Mustafa / Reuters

O Exército israelense atacou cerca de 75 posições em toda a Faixa de Gaza desde a meia-noite de ontem e também destruiu três túneis construídos pelo Hamas, informaram nesta quarta-feira as Forças de Defesa de Israel (IDF, sigla em inglês) em comunicado.

"Desde a meia-noite, as IDF atacaram 75 alvos terroristas na Faixa de Gaza", diz o comunicado, que estimou em 4,1 mil o número de alvos atingidos pelas forças israelenses desde 8 de julho, quando foi iniciada a operação Limite Protetor.

Os ataques da última madrugada causaram pelo menos 31 mortes e mais algumas dezenas de feridos, segundo fontes médicas no território palestino. As fontes detalharam que do total de vítimas, 20 pessoas morreram em um bombardeio de tanques contra uma escola da ONU.

"A Força Aérea atacou cinco mesquitas que eram utilizadas com objetivos terroristas, como esconder armas, ocultar os acessos aos túneis e que serviam como postos de observação".

"Além disso, o Exército atacou uma instalação utilizada por um militante do alto escalão do Hamas que está a cargo da divisão de (guerra) cibernética", acrescentou a nota.

Segundo as IDF, 1.566 dos ataques realizados desde 8 de julho foram voltados contra alvos relacionados com o lançamento de foguetes contra Israel, 167 eram oficinas de fabricação e armazéns de armas e 746 serviam como centros de controle e comando.

Sobre os ataques das milícias islamitas, Israel afirmou que dois foguetes e morteiros foram disparados da Faixa de Gaza desde a meia-noite, somando um total de 2.670 desde 8 de julho.

Por outro lado, nas últimas 24 horas as IDF destruíram três túneis que ligavam de Gaza a Israel, um dos principais alvos declarados da ofensiva militar.

Até o momento, Israel encontrou 33 túneis com pelo menos 66 saídas. O Corpo de Engenheiros das IDF tenta destruir todas essas ligações antes que entre em vigor um cessar-fogo.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

Foto: Arte Terra

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade