PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel anuncia licitação de novas casas em Jerusalém Oriental

15 out 2010 - 06h22
(atualizado às 07h41)
Compartilhar

O governo de Israel anunciou uma licitação para a construção de novas casas em Jerusalém Oriental, informou a rádio pública do país.

Escavadeiras trabalham em um terreno do bairro de Pisgat Zeev, em Jerusalém Oriental; Palestino criticou licitação
Escavadeiras trabalham em um terreno do bairro de Pisgat Zeev, em Jerusalém Oriental; Palestino criticou licitação
Foto: AP

A licitação diz respeito à construção de 238 casas em dois bairros da parte da cidade anexada por Israel, na qual não estava em vigor a moratória parcial da colonização que terminou no mês passado.

Os palestinos consideram que a presença de 500.000 israelenses em mais de 120 colônias na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental dificulta a criação de um Estado palestino viável nos territórios ocupados por Israel na Guerra dos Seis Dias de 1967.

O fim da moratória sobre a construção de novas casas para colonos na Cisjordânia coloca em risco as negociações diretas de paz israelense-palestinas retomadas no dia 2 de setembro, após uma interrupção de de 20 meses.

A moratória de 10 meses, anunciada em 25 de novembro de 2009 pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, se limitava aos assentamentos da Cisjordânia, excluindo Jerusalém Oriental. Também não considerava as obras já iniciadas, assim como a construção de edifícios públicos, como escolas ou sinagogas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade