PUBLICIDADE

Oriente Médio

Iraquianos fazem progresso contra Estado Islâmico em Baiji

8 jun 2015 - 19h56
Compartilhar
Exibir comentários

As forças iraquianas apoiadas por ataques aéreos da coalizão liderada pelos Estados Unidos abriram caminho em direção a Baiji e à sua refinaria de petróleo nas proximidades, fazendo progresso contra os rebeldes do Estado Islâmico numa batalha que já se arrasta há meses, afirmou o Pentágono nesta segunda-feira.

Iraquianos carregam armas ao se aproximarem de Baiji.  3/6/2015.
Iraquianos carregam armas ao se aproximarem de Baiji. 3/6/2015.
Foto: Stringer / Reuters

O porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, coronel Steve Warren, disse que o Pentágono não está pronto para declarar que a refinaria de Baiji, a maior do país, e a cidade foram "liberadas", mas algum progresso está sendo feito.

"Em Baiji (cidade), o progresso é mais notável", disse Warren. "Forças amigas começaram a se mudar para a cidade... e estão metodicamente começando a erradicar o inimigo."

A força iraquiana é composta por uma mistura de forças de segurança convencionais e a chamada Força de Mobilização Popular, que tende a ser formada por milícias xiitas.

Warren disse que as milícias xiitas estavam sob o controle do governo iraquiano. Os EUA se recusam a apoiar milícias xiitas que não são controladas pelo governo central.

Uma coalizão aérea tem dado apoio à tentativa de retomar Baiji.

(Reportagem de David Alexander)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade