PUBLICIDADE

Oriente Médio

Iraque: série de ataques deixa 88 mortos e 400 feridos

9 set 2012 - 05h09
(atualizado às 18h28)
Compartilhar

Ao menos 88 pessoas morreram neste sábado e domingo no Iraque e mais de 400 outras ficaram feridas em uma série de atentados, incluindo a explosão de uma bomba perto de um consulado francês no sul de Bagdá.Estes ataques elevam para 118 o número de mortos em meio à violência no Iraque desde o início de setembro.

Seguranças inspecionam um dos locais onde houveram explosões em  Kirkuk
Seguranças inspecionam um dos locais onde houveram explosões em Kirkuk
Foto: Reuters

A maioria dos ataques aconteceram antes da condenação à morte do vice-presidente sunita Tarek al-Hashemi, considerado culpado por tramar a morte de duas pessoas. Hashemi nega as acusações e denuncia um julgamento com fins meramente políticos.

Em Nassiriah, ao sul de Bagdá, uma bomba colocada num carro estacionado perto do consulado da França explodiu. Segundo as autoridades, uma pessoa morreu e outra ficou ferida. De acordo com uma fonte diplomática francesa, o cônsul honorário não se encontrava no local.Na mesma cidade, um atentado com carro-bomba diante de um hotel deixou dois mortos e outros tantos feridos, informou o diretor do hospital municipal.

O atentado mais violento aconteceu no início da manhã deste domingo em um mercado próximo ao mausoléu do imã xiita Ali al Sharki, sul do país, onde explodiram dois carros-bomba. Quatorze pessoas morreram e 60 ficaram feridas, segundo o médico Ali al-Alaa dos serviços sanitários da província de Missane.

Trinta e dois mortos em atentados em Bagdá

Cinco atentados com carro-bomba mataram ao menos 32 pessoas, 13 delas apenas no reduto xiita de Sadr City, e deixaram 102 outras feridas, segundo uma fonte do ministério do Interior e uma fonte médica.No sábado à noite, desconhecidos abriram fogo contra soldados num posto militar perto de Balad, norte de Bagdá. Quando chegaram os reforços ao lugar, uma bomba colocada à beira da estrada explodiu.

No total, 11 soldados morreram e oito ficaram feridos, segundo fontes militares. Outra bomba explodiu perto de Kirkuk, norte do país, no estacionamento da sede da empresa petroleira pública iraquiana North Oil Company, a companhia encarregada da exploração de hidrocarbonetos na região.

Sete pessoas morreram e 17 ficaram feridas, segundo a polícia.As vítimas formavam uma fila no estacionamento na esperança de serem contratadas pela unidade de proteção das instalações da North Oil Company.O centro de Kirkuk também foi cenário de dois atentados, com três mortos e mais de 70 feridos, segundo a polícia. Um correspondente da AFP viu inúmeros carros destruídos e prédios atingidos pelo impacto das explosões.

Os atentados na North Oil Company e em Kirkouk feriram 153 pessoas no total, de acordo com autoridades locais. No norte de Bagdá, outro carro-bomba matou 5 pessoas perto de um restaurante em Shuala, enquanto que um terceiro explodiu numa área comercial de Hurriyah, matando 3 pessoas.

A onda de atentados deste domingo ainda não foi reivindicada, mas a Al-Qaeda no Iraque afirmou que queria reconquistar o território perdido.Também houve ataques mortíferos no oeste de Kirkuk, Tuz Jurmatu, Tal Afar, Samarra, Taji e Baquba.

Em Basra, a grande cidade do sul do país, que não costuma ser atingida pela violência, três pessoas morreram e 20 ficaram feridas na explosão de um carro-bomba. Apesar de o número de ataques ter diminuído consideravelmente em relação ao período 2006-2007, eles continuam sendo frequentes no Iraque, imerso há vários meses numa crise agravada pelas tensões religiosas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade