PUBLICIDADE

Oriente Médio

Iraque recebe caças russos para combater insurgentes

29 jun 2014 - 09h32
(atualizado às 12h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério de Defesa do Iraque anunciou neste domingo que recebeu cinco aviões de guerra russos, do tipo Sukhoi 25, que respaldarão às Forças Armadas em seus combates contra os jihadistas e insurgentes sunitas. Segundo um comunicado, a primeira remessa dessas aeronaves já está em território iraquiano por um contrato com o Ministério de Defesa da Rússia.

"Esses aviões contribuirão para aumentar a capacidade bélica da Força Aérea iraquiana e das outras Forças Armadas para eliminar o terrorismo", destaca a nota. A televisão oficial "Al-Iraquiya" mostrou imagens dos aviões e entrevistou um alto cargo da Força Aérea, que explicou que em quatro dias entrarão em funcionamento.

O governo iraquiano havia pedido aos Estados Unidos respaldo aéreo para bombardear os redutos insurgentes, mas por enquanto Washington só utiliza drones armados para sobrevoar Bagdá e proteger sua embaixada e os assessores militares enviados ao país.

A chegada dos Sukhoi 25 coincide com a ampla ofensiva que começaram as forças iraquianas ontem para recuperar Tikrit, capital da província de Saladino, nas mãos dos combatentes sunitas e do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL). Na campanha participam tanques e blindados apoiados pela aviação iraquiana, que bombardeia lugares onde estão os extremistas, assim como seu armamento e seus veículos.

As operações também prosseguem na província ocidental de Al-Anbar, reduto de EIIL, que controla a cidade de Faluja e outras localidades. O Iraque está imerso em uma grave crise gerada pelo avanço de grupos insurgentes liderados pelo EIIL, que no último dia 10 ficou com o controle de Mossul, a segunda cidade do país, e de lá progrediu por outras regiões do norte e do centro.

Foto: Arte Terra

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade