PUBLICIDADE

Oriente Médio

Iraque inicia operação para tomar Ramadi do Estado Islâmico

26 mai 2015 - 06h45
(atualizado às 09h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Milicianos xiitas Khalidiya chegam para apoiar milícias tribais sunitas e policiais locais que defendem a sua cidade contra os combatentes do Estado Islâmico
Milicianos xiitas Khalidiya chegam para apoiar milícias tribais sunitas e policiais locais que defendem a sua cidade contra os combatentes do Estado Islâmico
Foto: AP

As forças iraquianas iniciaram nesta terça-feira uma operação em zonas desérticas ao nordeste de Ramadi, para isolar os jihadistas e tentar recuperar o controle da cidade.

A operação tem a participação das forças de segurança e de forças paramilitares, que devem partir da província de Saladino, ao norte, informou Ahmed al-Asadi, porta-voz da coalizão Hashed al-Shaabi (mobilização popular, em árabe).

Siga o Terra Notícias no Twitter

A coalizão aglutina principalmente milícias xiitas e voluntários, mobilizados pelo governo depois que o grupo jihadista Estado Islâmico assumiu, em 17 de maio, o controle de Ramadi, cidade que fica 100 km ao oeste de Bagdá.

Iraque divulga imagens de ataque que teria matado líder do EI:

"O objetivo da operação é libertar as regiões situadas entre Saladino e Al-Anbar, assim como tentar isolar a província de Al-Anbar, na região oeste do país", explicou Asadi à AFP.

Por muito tempo, o primeiro-ministro iraquiano Haider al Abadi e os Estados Unidos demonstraram dúvidas sobre a presença dos milicianos xiitas em Al-Anbar, uma província majoritariamente sunita.

O Estado Islâmico domina a maior parte de Al-Anbar, na fronteira com o território que o grupo islamita também controla na vizinha Síria.

Estado Islâmico destrói relíquias no Iraque:

O governo iraquiano controla alguns territórios ao leste de Ramadi, assim como a cidade de Haditha, partes da cidade de Al-Bagdadi e a base aérea de Al-Assad, onde estão mobilizados centenas de assessores militares americanos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade