PUBLICIDADE

Oriente Médio

Iraque encontra corpos de vítimas de extremistas em fossa

Vítimas mortais, originárias da zona de Sinjar, foram assassinadas pelos combatentes do Estado Islâmico (EI) há mais de um mês

10 set 2014 - 12h40
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Moradores de Tabqa erguem bandeira do Estado Isl&acirc;mico perto de Raqqa</p>
Moradores de Tabqa erguem bandeira do Estado Islâmico perto de Raqqa
Foto: Stringer / Reuters

As tropas curdas ou "peshmergas" descobriram nesta quarta-feira uma fossa com os corpos de 14 homens e crianças yazidis que foram executadas pelos jihadistas ao oeste da cidade de Mossul, cerca de 400 quilômetros ao norte de Bagdá, informaram à Agência Efe fontes curdas.

O porta-voz dos "peshmergas", o general Helgurd Hikmet, explicou que a fossa foi achada na periferia da cidade de Zemar, cerca de 35 quilômetros ao oeste de Mossul.

As vítimas mortais, originárias da zona de Sinjar, foram assassinadas pelos combatentes do Estado Islâmico (EI) há mais de um mês.

Além disso, Hekmat revelou que as tropas curdas transferiram os corpos à província curda iraquiana de Dohuk.

A zona de Sinjar foi palco do deslocamento de mais de 400 mil yazidis rumo a Dohuk no começo do mês passado, depois que milhares de membros dessa comunidade religiosa fossem cercados pelos jihadistas em uma montanha desse área.

O EI sequestrou um grande número de mulheres e crianças e os transferiu a seus acampamentos e centros de detenção nas cidades de Tal Afar e Mossul.

A minoria curda yazidi, por praticar um credo não muçulmano nem cristão, é considerada ímpia pelos jihadistas, e vive em aldeias do nordeste da província de Ninawa, cuja capital é Mossul.

O EI alcançou importantes conquistas em junho nas províncias de Ninawa, Saladino e Diyala, na metade norte do país, por sua vez declarou um califado nos territórios da Síria e Iraque sob seu domínio.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade