PUBLICIDADE

Oriente Médio

Iraque diz que resistirá a tentativas de propagar crise síria a seu território

4 mar 2013 - 16h43
(atualizado às 16h45)
Compartilhar

Bagdá resistirá a qualquer tentativa de estender o conflito na Síria ao Iraque, anunciou nesta segunda-feira o porta-voz do primeiro-ministro, após a morte de 48 soldados sírios e de nove iraquianos em uma emboscada.

"Isto confirma nossos temores de que alguns tentam levar o conflito ao Iraque, mas enfrentaremos estas tentativas com todo o nosso poder", declarou à AFP Ali Musawi, porta-voz do chefe de governo, Nuri al Maliki.

Musawi informou, ainda, que morreram 48 soldados sírios e nove iraquianos na emboscada montada esta segunda-feira por homens armados contra seu comboio no Iraque, aonde chegaram para escapar dos confrontos registrados no fim de semana do lado sírio da fronteira.

Os soldados sírios haviam entrado no Iraque pela passagem fronteiriça de Yaarubiyé, onde ocorreram combates violentos no sábado entre as tropas do Bashar al Assad e os insurgentes que tentam derrotá-lo, disse o tenente-coronel Mohamed Jalaf al Dulaimi das forças de segurança fronteiriças.

As autoridades iraquianas tinham informado em um primeiro momento os soldados procedentes da província de Nínive, no norte do Iraque, até Bagdá, e quando ocorreu o ataque se dirigiam para a fronteira através da província de Ambar, no oeste do país, para ser entregados às autoridades sírios, disse Dulaimi.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade