PUBLICIDADE

Oriente Médio

Iraque: confrontos entre sunitas e policiais deixam 41 mortos

25 abr 2013 - 16h10
(atualizado às 16h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 41 pessoas morreram nesta quinta-feira em confrontos entre grupos de milicianos sunitas e policiais na cidade setentrional iraquiana de Mossul. Os distúrbios começaram n noite de quarta-feira e seguiram intensos nesta quinta

O chefe da Polícia Federal em Mossul, o general Mahdi al Garraui, afirmou à emissora oficial Al Iraqiya que as forças iraquianas mataram 31 homens armados, enquanto uma fonte de segurança confirmou à Agência Efe a morte de dez policiais.

Garraui também revelou que as forças de segurança conseguiram libertar um total de 17 policiais que estavam sob o poder dos grupos armados desde a noite de ontem, quando realizaram uma série de ataques contra várias delegacias do país.

Anteriormente, uma fonte policial declarou que 12 pessoas haviam morrido nesta quinta-feira em Mossul, sendo nove combatentes e três policiais, enquanto os confrontos entre forças da ordem e milicianos sunitas deixavam mais 20 mortos no restante do país.

O governo enviou reforços militares e policiais antidistúrbios a Mossul, cidade de maioria sunita e situada a 400 quilômetros ao norte de Bagdá, onde um toque de recolher também foi imposto na tentativa de se reestabelecer a calma na região.

A violência se estendeu por vários pontos do Iraque após o ataque da última terça-feira, quando as forças da ordem tomaram uma praça no povoado de Ao Hueiya, em Kirkuk, onde pelo menos 26 pessoas morreram e 155 ficaram feridas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade