PUBLICIDADE

Oriente Médio

Iraque: confrontos entre policiais e militantes matam ao menos 19

25 abr 2013 - 08h31
(atualizado às 09h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 10 policiais iraquianos e nove militantes sunitas foram mortos em confrontos nesta quinta-feira na cidade de Mosul, no terceiro dia seguido dos combates mais intensos desde que as tropas norte-americanas deixaram o Iraque em dezembro de 2011, disseram fontes militares.

Homens armados lançaram um ataque em Mosul, 390 km ao norte de Bagdá, na quarta-feira, e tomaram partes da cidade depois de usarem o alto-falante de uma mesquita para convocar sunitas a se juntarem à batalha.

Fontes militares disseram que a polícia e o Exército tinham recuperado o controle sobre a maior parte da área nesta quinta-feira, mas ainda cercavam um quartel da polícia tomado por militantes, que mantinham cinco reféns. Além das vítimas, 13 milicianos foram detidos pelas autoridades, que também apreenderam um grande número de armas.

Os confrontos foram iniciados no momento em que várias delegacias de Mossul foram invadidas pelo grupo armado, formado por membros tribais revoltados com a Polícia e o Exército pelo ataque contra manifestantes sunitas ocorrido há dois dias em Kirkuk.

Os centros policiais atacados estão localizados nos distritos de Al Rifai, 17 de Julio, Al Islah, Al Musel al Yadida e Al Haramat, de Mossul, cidade de maioria sunita situada a 400 quilômetros de Bagdá.

Por conta do clima de tensão na região, o governo enviou reforços militares e policiais antidistúrbios à cidade, onde um toque de recolher também foi imposto na tentativa de restabelecer a calma.

A onda violência, que foi iniciada a partir do incidente em Kirkut, se estendeu por vários pontos do Iraque após o ataque da última terça-feira por parte das forças da ordem contra uma praça no povoado Hueiya, em Kirkuk, onde pelo menos 26 pessoas morreram e 155 ficaram feridas.

Nesta manhã, um grupo armado sunita boicotou um oleoduto que leva petróleo em direção a Turquia na área de Telul al Bach, a 100 quilômetros ao norte de Tikrit, capital da província de Salah ad-Din (norte), o que ocasionou o corte da provisão. Além disso, pelo menos um soldado morreu em um ataque armado contra um comboio militar em Albu Uyail, a 15 quilômetros de Tikrit.

Outros dois militares também ficaram gravemente feridos nessa mesma província, de maioria sunita, pelo impacto de uma bomba contra um posto de controle na região de Yatrib.

Já na área de Suleiman Bek, a 80 quilômetros de Tikrit, um grupo de armado sunita explodiu uma delegacia no povoado de Bastamli após ter expulsado os agentes que se encontravam em seu interior.

Suleiman Bek está desde ontem sob o controle de milicianos tribais sunitas, que também tomaram as aldeias próximas de Mastul e Lakum. Esta região, de maioria árabe sunita e turcomana, também se mostra estratégica, já que está situada na rota que une Bagdá com as províncias do norte do país.

Desde o último mês de dezembro, a província de Salah ad-Din foi palco de manifestações de sunitas contra o governo do primeiro-ministro, o xiita Nouri al Maliki. Os sunitas se queixam da discriminação que dizem sofrer por parte do Executivo e defendem a libertação dos detidos sem acusações, a suspensão de sentenças de pena de morte e a anulação da lei antiterrorista.

Com informações das agências EFE e Reuters

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade