PUBLICIDADE

Oriente Médio

Iraque: atentado frustrado contra oficial deixa três mortos

11 mai 2013 - 13h13
(atualizado às 16h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Sete pessoas morreram neste sábado em ataques no norte do Iraque, três delas em um atentado suicida contra um oficial de inteligência de alto escalão ao norte de Bagdá, de acordo com fontes policiais e médicas.

O autor do atentado detonou uma caminhonete na casa do general Ismail al-Yuburi, causando a morte de seu filho, sobrinho e cunhada, e ferindo outras 21 pessoas. Yuburi não estava presente no local do incidente. Em geral, os atentados suicidas no Iraque são realizados por combatentes sunitas, principalmente os ligados à Al-Qaeda.

Neste sábado, uma bomba colocada na beira de uma estrada causou a morte de dois soldados e feriu outros dois na província de Nínive. Uma bomba colocada na beira de uma estrada causou a morte de dois soldados e feriu outros dois na província de Nínive.

Em Mosul (norte) homens armados mataram um professor, enquanto em Tikrit, também no norte de Bagdá, homens armados mataram o dono de uma casa de câmbio. A violência no Iraque diminuiu desde seu período de auge, entre 2006 e 2007. No entanto, 10 anos após o início da invasão dirigida pelos Estados Unidos, os ataques continuam sendo comuns.

Pelo menos 112 mil civis morreram no Iraque nos 10 anos transcorridos desde a invasão de 2003, dirigida pelos Estados Unidos, que derrubou Saddam Hussein, segundo um relatório publicado em março.

Este relatório afirmou que a violência continua sendo grande, com um número anual de mortos civis entre 4 e 5 mil pessoas, equivalente ao total de 4.804 homens das forças da coalizão que morreram de 2003 até a retirada dos militares americanos, em dezembro de 2011.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade