PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Oriente Médio

Iraque: atentado em Bagdá deixa pelo menos 65 mortos

21 set 2013 - 15h04
(atualizado às 17h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Civis caminham por local de atentado que deixou dezenas de mortos em reduto xiita de Bagdá
Civis caminham por local de atentado que deixou dezenas de mortos em reduto xiita de Bagdá
Foto: AP

Pelo menos 65 pessoas foram mortas em um atentado triplo com bomba que tinha como alvo uma tenda cheia de pessoas em luto em Sadr City, reduto xiita de Bagdá, neste sábado, disseram fontes policiais e médicas. O Iraque vive uma escalada da violência e teve, em julho, o mês mais violento desde maio de 2008, auge dos atentados no país.

O delicado equilíbrio sectário no Iraque está sob crescente pressão desde o início da guerra civil na vizinha Síria, onde rebeldes muçulmanos principalmente sunitas lutam para derrubar um líder apoiado pelo Irã xiita. Ambos sunitas e xiitas foram para a Síria a partir do Iraque para lutar em lados opostos do conflito.

Um carro-bomba explodiu perto da tenda onde um funeral estava sendo realizado, um suicida dirigindo um carro detonou sua bomba e uma terceira explosão ocorreu em seguida, enquanto policiais, ambulâncias e bombeiros se reuniam no local, disse a polícia. Nenhum grupo reivindicou imediatamente a responsabilidade pelo ataque, no qual pelo menos outras 120 pessoas ficaram feridas, disseram fontes médicas.

<p>Sectarianismo interno e reflexos da guerra civil s&iacute;ria fazem com que o Iraque viva seu pior per&iacute;odo de viol&ecirc;ncia em cinco anos</p>
Sectarianismo interno e reflexos da guerra civil síria fazem com que o Iraque viva seu pior período de violência em cinco anos
Foto: AP

"Multidões de pessoas estavam visitando a tenda para oferecer suas condolências quando de repente ocorreu uma explosão poderosa... Me jogou para o chão", disse Basim Raheem, de 35 anos. "Quando eu tentei me levantar, uma segunda explosão aconteceu. Minhas roupas estavam cobertas de sangue e carne humana. Pensei que estava ferido, mas depois descobri que estava deitado em uma poça de sangue dos outros", acrescentou.

Um repórter da Reuters disse que, desesperados, os sobreviventes atacaram policiais e bombeiros que tentavam movê-los para longe da cena. Poças de sangue cercavam a tenda. Em um incidente separado, pelo menos oito pessoas morreram quando um carro-bomba explodiu em uma rua movimentada no distrito predominantemente xiita de Ur, no norte de Bagdá, disse a polícia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade