PUBLICIDADE

Oriente Médio

Iraque: ataques contra 2 prisões deixam 38 mortos e 35 feridos

22 jul 2013 - 04h52
(atualizado às 09h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 38 pessoas morreram ontem à noite e 39 ficaram feridas em ataques coordenados contra duas prisões nos arredores de Bagdá, informou nesta segunda-feira o Ministério da Justiça. Em entrevista coletiva, o porta-voz do Ministério, Hamed al Musawi, explicou que os ataques foram contra as prisões de Abu Ghraib, a 25 quilômetros de Bagdá, e a de Al Taji, 20 quilômetros ao norte da capital.

Nos ataques, nove terroristas suicidas detonaram explosivos presos em seus corpos, houve três explosões de carros-bomba e cerca de 100 bombas e dezenas de foguetes foram lançados contra os presídios. Os mortos são oito recrutas da polícia, 21 detentos e os nove terroristas suicidas.

As autoridades formaram um comitê especial para contar o número de presos que estão em ambas as prisões, mas Musawi descartou que algum deles tenha fugido.

Por outro lado, o deputado Hakem al Zamli, membro da comissão de segurança e defesa do Parlamento, disse à imprensa que entre 500 e mil detentos fugiram de Abu Ghraib, entre eles alguns líderes da Al-Qaeda. Segundo Zamli, os autores dos ataques tiveram ajuda dos guardas de segurança das prisões para realizar os atentados e facilitar a fuga de membros da Al-Qaeda.

As duas penitenciárias são as maiores do Iraque e nela estão presas centenas de pessoas por crimes de terrorismo, muitos deles militantes da Al-Qaeda, além de criminosos comuns.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade