PUBLICIDADE

Oriente Médio

Iraque: ataque aéreo deixa pelo menos sete mortos em Tikrit

Após a derrota das tropas iraquianas nos primeiros dias da ofensiva, as forças de segurança tentam agora recuperar terreno e combater os jihadistas

22 jun 2014 - 08h05
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Fam&iacute;lias desalojadas da cidade de Tikrit fazem&nbsp;seu caminho para&nbsp;Kirkuk, no Iraque</p>
Famílias desalojadas da cidade de Tikrit fazem seu caminho para Kirkuk, no Iraque
Foto: Reuters

Um ataque aéreo matou pelo menos sete pessoas neste domingo em Tikrit, cidade sob controle de insurgentes sunitas no norte do Iraque, onde as forças de segurança tentam abafar a ofensiva jihadista iniciada há quase duas semanas.

A televisão estatal iraquiana informou que os ataques contra um grupo de insurgentes matou 40 deles, enquanto que testemunhas disseram à AFP que sete pessoas foram mortas neste ataque contra um posto de gasolina no centro da cidade.

Essas testemunhas não souberam precisar se as vítimas eram combatentes.

Como resultado desta ofensiva, lançada em 9 de junho e liderada pelo Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL), os insurgentes sunitas controlam atualmente esta cidade, capital da província de Saladino, além de Mossul, a segunda maior cidade do país, e regiões de quatro províncias do norte e centro do Iraque.

No sábado, obtiveram mais uma vitória com a tomada do posto fronteiriço de Al-Qaim (340 km a noroeste de Bagdá), na província de Al-Anbar (oeste).

O EIIL também declarou a sua intenção de marchar sobre Bagdá e as cidades santas xiitas de Najaf e Karbala, ao sul da capital.

Após a derrota das tropas iraquianas nos primeiros dias da ofensiva, as forças de segurança tentam agora recuperar terreno e combater os jihadistas.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu enviar 300 conselheiros militares para ajudar nesta tarefa difícil, mas, até agora, os ataques aéreos solicitados pelo governo iraquiano estão excluídos.

No exterior, multiplican-se os apelos pela formação de um governo de unidade nacional para tirar o país do caos, enquanto a ONU descreveu a crise como uma "ameaça vital" ao Iraque.

Foto: Arte Terra

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade