PUBLICIDADE

Oriente Médio

Iraque: 20 membros das forças de segurança morrem em combate

Exército tenta retomar a cidade de Tikrit, controlada pelos insurgentes

28 jun 2014 - 17h44
Compartilhar
Exibir comentários

Forças de segurança iraquianas enfrentaram insurgentes jihadistas a sudoeste da capital Bagdá neste sábado, com um registro de nove soldados e onze policiais mortos, informaram um oficial do Exército e médicos.

O combate também deixou 22 membros das forças do governo feridos e 53 insurgentes mortos, de acordo com as fontes.

Os enfrentamentos ocorreram nas províncias de Babilônia e Al-Anbar.

Ofensiva em Trikit

O exército do Iraque concentrou neste sábado seus esforços na ofensiva que lançou para arrebatar aos insurgentes o controle da cidade de Tikrit, a cerca de 170 quilômetros ao norte de Bagdá e onde nasceu o falecido ditador Saddam Hussein.

O porta-voz das Forças Armadas, general Qasem Ata, afirmou em entrevista coletiva que suas forças avançaram para Tikrit, capital da província de Saladino, o que levou à "fuga em massa" dos supostos terroristas.

<p>Membros das for&ccedil;as de seguran&ccedil;a iraquianas celebram&nbsp;perto de militantes&nbsp;do Estado Isl&acirc;mico do Iraque e do Levante&nbsp;mortos durante confrontos,&nbsp;nos arredores da cidade de Samarra, em 26 de junho&nbsp;</p>
Membros das forças de segurança iraquianas celebram perto de militantes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante mortos durante confrontos, nos arredores da cidade de Samarra, em 26 de junho 
Foto: Stringer / Reuters

Ata detalhou que entre ontem e hoje morreram dezenas de combatentes rebeldes nos combates em Saladino, embora não tenha números dos baixas nas fileiras do exército.

Entre os mortos, o general citou um líder militar dos insurgentes no norte da cidade, identificado como Abu Abdel Hadi.

As outras mortes aconteceram na cidade de Samarra, cidade a 40 quilômetros ao sul de Tikrit que as tropas controlam e estabeleceram como ponto de partida em seu caminho para lá.

Estão participando da ofensiva tanques e veículos blindados, enquanto a aviação iraquiana está bombardeando posições dos jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL).

Uma fonte do hospital público de Tikrit afirmou que o local recebeu vítimas dos bombardeios com aviões e artilharia neste sábado. 

Segundo fontes militares, as forças governamentais chegaram aos arredores de Tikrit, onde passaram a controlar a sede do governo local.

No entanto, fontes tribais e testemunhas negaram à Efe que as tropas tenham se aproximado até esse ponto e explicaram que os insurgentes controlam a maior parte da estrada que une Tikrit a Samarra, paralela ao rio Tigre.

De acordo com essas últimas versões, as forças leais ao governo do xiita Nouri al-Maliki estão enfrentando os insurgentes na cidade de Makishifa, a só 12 quilômetros de Samarra, o que causou mortos nos dois grupos.

Há dois dias, as Forças de Segurança iraquianas disseram ter recuperado a universidade de Tikrit e várias aldeias próximas ao norte dessa cidade.

Os radicais tomaram várias partes de Tikrit, incluindo alguns palácios da época de Saddam, e executaram centenas de soldados e civis, umas ações que a ONU qualificou de "crimes de guerra".

Ontem, a organização Human Rights Watch (HRW) apontou que havia identificado dois lugares onde supostamente o EIIL executou entre 160 e 190 homens há duas semanas.

Com informações da AFP e EFE.

Foto: Arte Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade