PUBLICIDADE

Oriente Médio

Iranianos lembram aniversário de assalto à embaixada dos EUA

4 nov 2009 - 06h26
(atualizado às 09h22)
Compartilhar

Milhares de pessoas se manifestam nesta quarta em frente à embaixada dos Estados Unidos em Teerã para comemorar o 30º aniversário do assalto a esta legação diplomática, em uma jornada em que a oposição reformista convocou protestos contra a reeleição do presidente, Mahmoud Ahmadinejad.

Manifestantes queimam uma bandeira americana em frente à embaixada dos Estados Unidos em Teerã
Manifestantes queimam uma bandeira americana em frente à embaixada dos Estados Unidos em Teerã
Foto: AFP

Ao grito de "Morte a América" e "Morte a Israel", os manifestantes levam cartazes onde se podem ler frases como "Vamos erradicar as conspirações do mundo", "América não poderá com o Irã" e "Os estudantes sempre estarão em vanguarda".

A manifestação se celebra entre grandes medidas de segurança para tentar evitar os protestos paralelos convocados pela oposição reformista contra os resultados das eleições presidenciais do passado 12 de junho, que consideram fraudulentos.

No dia 4 de novembro de 1979, dezenas de estudantes revolucionários islâmicos invadiram a embaixada americana em Teerã detendo 52 pessoas durante 444 dias.

Desde então, 4 de novembro é uma data chave para o regime iraniano, que cresceu e se alimentou nos últimos trinta anos com a retórica antiamericana.

"Estamos aqui para demonstrar que a revolução islâmica é eterna e que dura além dos EUA e da civilização ocidental", disse à agência EFE, em frente à porta da embaixada, um estudante da universidade de Teerã, Hamid-Reza Sharivan.

EFE   
Compartilhar
Publicidade