PUBLICIDADE

Oriente Médio

Iraniana é condenada a prisão por tentar ver jogo de vôlei

Ghoncheh Ghavami foi detida em junho quando estava em um grupo de mulheres que desejavam assistir a uma partida da Liga Mundial masculina

2 nov 2014 - 09h15
(atualizado às 09h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Ghoncheh Ghavami, 25 anos, foi condenada no Irã por tentar assistir a uma partida da Liga Mundial de vôlei masculino
Ghoncheh Ghavami, 25 anos, foi condenada no Irã por tentar assistir a uma partida da Liga Mundial de vôlei masculino
Foto: Reprodução / Change.org

Uma iraniana que também tem a cidadania britânica, detida em Teerã depois de uma tentativa de assistir uma partida de vôlei masculino, foi condenada a um ano de prisão, anunciou o advogado de defesa.

Ghoncheh Ghavami, 25 anos, foi detida em junho em um ginásio de Teerã, quando estava em um grupo de mulheres que desejavam assistir a uma partida da Liga Mundial entre Irã e Itália.

A jovem foi liberada após algumas horas, mas alguns dias depois voltou a ser detida. O julgamento aconteceu no mês passado.

"Segundo a sentença, ela foi condenada a um ano de prisão", afirmou o advogado Alizadeh Tabatabaie, citado pela imprensa iraniana.

O advogado destacou que, como a cliente não tem antecedentes, uma redução de pena é possível.

As autoridades iranianas afirmaram que Ghavami foi detida não por tentar assistir uma partida de vôlei masculino, e sim por razões de segurança. A jovem passou 126 dias detida na famosa prisão de Evin em Teerã.

Todas as mulheres, inclusive as jornalistas credenciadas, foram impedidas de assistir ao jogo de vôlei masculino entre Irã e Itália no ginásio Azadi de Teerã.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade