PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã: tribunal convoca Zuckerberg por violação de privacidade

O órgão abriu processos contra o WhatsApp e o Instagram após cidadãos se queixarem de violação de privacidade

27 mai 2014 - 13h41
Compartilhar
Exibir comentários
<p>De acordo com a decis&atilde;o do tribunal, Mark Zuckerberg, ou seu advogado, dever&aacute;&nbsp;aparecer no tribunal para se defender e pagar por poss&iacute;veis danos. Cidad&atilde;os iranianos se queixaram&nbsp;de viola&ccedil;&atilde;o de privacidade</p>
De acordo com a decisão do tribunal, Mark Zuckerberg, ou seu advogado, deverá aparecer no tribunal para se defender e pagar por possíveis danos. Cidadãos iranianos se queixaram de violação de privacidade
Foto: Reuters

Um tribunal iraniano conservador abriu um processo contra o serviço de mensagens instantâneas WhatsApp e a rede social de fotos Instagram e ao mesmo tempo convocou o proprietário do Facebook, Mark Zuckerberg, em um processo sobre as denúncias de violação de privacidade, informou a agência estatal de notícias ISNA nesta terça-feira .

O caso ressalta a crescente luta entre o moderado presidente iraniano Hassan Rouhani para aumentar a liberdade da Internet e as demandas do Judiciário conservador por controles mais rígidos.

O tribunal iraniano no sul da província de Fars abriu os processos contra as redes sociais depois de os cidadãos se queixarem de violação de privacidade.

"De acordo com a decisão do tribunal, o diretor sionista da empresa do Facebook, ou seu advogado oficial, devem aparecer no tribunal para se defender e pagar por possíveis danos", disse Ruhollah Momen-Nasab, uma autoridade da Internet iraniana, segundo a agência estatal de notícias ISNA.

É improvável que Zuckerberg, cuja empresa é dona do WhatsApp e do Instagram, atenda à convocação.

O Irã ainda está sob sanções internacionais sobre suas atividades nucleares e dificilmente cidadãos norte-americanos conseguem vistos de viagem.

Rouhani, em comentários que desafiam a linha dura que intensificou as medidas para censurar a Internet, disse no início deste mês que o Irã deveria abraçar a Internet em vez de vê-la como uma ameaça.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade