PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã: tremor mata mais de 30 pessoas e atinge região de usina nuclear

Única usina nuclear do Irã está localizada na região de Bushehr

9 abr 2013 - 09h26
(atualizado às 16h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem de televisão mostra casas destruídas pelo tremor na localidade de Bushehr
Imagem de televisão mostra casas destruídas pelo tremor na localidade de Bushehr
Foto: Reuters

Um terremoto de 6,1 graus de magnitude foi registrado na manhã desta terça-feira na região de Bushehr, no Irã. De acordo com a agência iraniana Fars, pelo menos 31 mortes foram causadas pelo tremor e há 800 pessoas feridas - outras fontes falam em 500 feridos, sendo 50 em estado grave.

A região de Bushehr abriga a única usina nuclear do país. Ainda não há informações sobre possíveis danos provocados na central nuclear, mas autoridades afirmam que os estragos na cidade são grandes e que parte de uma montanha desabou.

Segundo o diretor do Hospital Universitário de Bushehr, Golamreza Heidari, os hospitais da zona de Bushehr têm capacidade suficiente para atender os feridos, enquanto o Crescente Vermelho provincial tem 500 tendas, 2 mil cobertores, 200 rolos de tapete para o chão das barracas e 2 mil quilos de comida para dividir entre os afetados.

Cerca de 10 mil pessoas perderam seus lares ou fugiram de suas casas por medo de novas réplicas do terremoto nas regiões mais afetadas e passarão a noite na rua, segundo a agência sindical iraniana Ilna.

Frame de vídeo mostra área devastada na cidade de Bushehr
Frame de vídeo mostra área devastada na cidade de Bushehr
Foto: Reuters

As autoridades religiosas da província de Bushehr já decretaram três dias de luto pelas vítimas do movimento tectônico, que aconteceu às 16h22 locais (8h52 de Brasília) e que teve 29 réplicas apreciáveis em menos de quatro horas, as duas mais fortes de 4,8 e 5,3 graus Richter.

Segundo a agência oficial iraniana Irna, a maioria dos falecidos se encontrava nas localidades de Tasuch e Shanbe, que segundo diferentes veículos de imprensa foram as mais afetadas pelo terremoto.

O terremoto afetou 23 povos e aldeias da área de Caqui, a população onde se situou o epicentro, a 51,58 graus de longitude leste e 28,48 graus de latitude norte, e o hipocentro, a 12 km de profundidade. Inicialmente foi divulgado que o tremor era de 6,3 graus de magnitude. 

Irã: terremoto atinge região perto de central nuclear:

O Irã disse à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que o terremoto não danificou as instalações. "O Irã informou (o centro de emergência e incidentes da AIEA) sobre o evento, relatando que não houve danos à Usina Nuclear de Bushehr nem liberação radioativa da instalação", disse a agência da ONU em comunicado.

A profundidade da origem do terremoto e o fato de ter acontecido em uma área entre montanhas e próxima ao mar pode ser um fator para que seus efeitos fossem menos devastadores do que os previstos por sua magnitude, segundo o diretor de Crescente Vermelho Iraniano, Mahmoud Mozafar.

Com informações das agências internacionais. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade