PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã tem novo local para foguetes; pode testar míssil balístico, diz relatório

8 ago 2013 - 08h16
(atualizado às 09h20)
Compartilhar

O Irã construiu um novo local para lançamento de foguetes que pode ser usado para testes de mísseis balísticos, revelou nesta quinta-feira um relatório de uma publicação de inteligência militar.

Imagens de satélite analisadas pelo Jane's Intelligence Review mostraram uma extensa construção ao longo dos últimos três anos, em um local que o Jane diz ter uma torre e uma plataforma de lançamento, uma área de preparo de lançamento de foguetes e uma área de administração e apoio.

A República Islâmica tem perseguido objetivos ambiciosos para desenvolver seu programa espacial nos últimos anos. Em janeiro deste ano, o Irã exibiu seus sistemas de lançamento ao enviar um macaco vivo para o espaço e trazê-lo de volta com segurança, segundo autoridades.

Países ocidentais temem que a tecnologia balística de longo alcance utilizada para colocar os satélites iranianos em órbita possa ser utilizada para transportar ogivas nucleares.

Autoridades iranianas não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.

(Reportagem de Marcus George)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade