PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã pode permitir visita de diplomatas a instalação nuclear

27 ago 2012 - 13h49
(atualizado às 14h56)
Compartilhar

O Irã indicou nesta segunda-feira que poderia permitir que os diplomatas que visitam Teerã esta semana para a cúpula do Movimento de Países Não-Alinhados (MPNA) inspecionem a base militar Parchin, que especialistas nucleares da ONU afirmam que pode ter sido usada para testes de explosivos com relação nuclear.

Quando perguntado sobre a possibilidade, o vice-ministro de Relações Exteriores, Mohammad Mehdi Akhoundzadeh, disse que "tal visita não é habitual em tais reuniões... no entanto, a critério das autoridades, o Irã estaria pronto para essa visita", relatou a agência de notícias ligada ao governo iraniano Young Journalists Club.

A oferta preliminar foi feita apenas três dias depois de a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) pedir novamente acesso a Parchin para seus inspetores em uma reunião em Viena.

O Irã está sediando a cúpula do MPNA, que termina na sexta-feira, num momento em que o Ocidente está tentando isolar a República Islâmica por suspeitas de que Teerã está buscando a capacidade de fabricar armas nucleares. Teerã diz que seu programa atômico tem apenas fins pacíficos.

Qualquer visita a Parchin por representantes do MPNA seria pouco para acalmar as preocupações do Ocidente ou da AIEA, cujas negociações com os iranianos terminaram na sexta-feira sem um acordo.

O órgão da ONU suspeita que o Irã realizou testes de explosivos em uma câmara de aço em Parchin relevantes para o desenvolvimento de armas nucleares, possivelmente há uma década.

Citando imagens de satélite, os diplomatas ocidentais dizem que acreditam que o Irã nos últimos meses tem limpado o local onde se acredita que as experiências tenham ocorrido para eliminar qualquer evidência de atividade nuclear ilícita.

A AIEA está expressando preocupação crescente de que isso iria dificultar a sua investigação se viesse a ter acesso a Parchin.

Na semana passada, fontes diplomáticas disseram que o Irã havia coberto o prédio que se acredita abrigar a câmara de explosivos com uma estrutura parecida com uma tenda, alimentando suspeitas sobre uma limpeza.

O Irã argumenta que Parchin, um vasto complexo a sudeste de Teerã, é uma instalação militar convencional e rejeitou as acusações sobre a base como sendo "ridículas".

A reportagem da mídia iraniana nesta segunda-feira não deixou claro se os diplomatas do MPNA conseguiriam visitar o local em Parchin que a AIEA quer ver ou apenas outras áreas do complexo.

Akhoundzadeh disse que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que deve participar da cúpula do MPNA no final da semana, pode conseguir visitar as instalações nucleares iranianas.

"A critério de autoridades da República Islâmica do Irã, há também a possibilidade de uma visita do Secretário-Geral da ONU aos centros nucleares do nosso país", afirmou Akhoundzadeh, segundo a agência YJC.

Ele disse que Ban iria visitar Isfahan, mas não disse se ele iria a um local de processamento de urânio perto da cidade iraniana.

Autoridades da ONU não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.

No início de 2011, o Irã convidou diplomatas baseados em Viena para visitar suas instalações nucleares, uma oferta rejeitada por países ocidentais como uma manobra de Teerã para parecer mostrar abertura, enquanto ainda se recusa a dar aos especialistas da AIEA o tipo de acesso que precisam.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade