PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã não deve escolher outro embaixador para a ONU

Governo americano não dará visto ao novo embaixador iraniano na ONU

12 abr 2014 - 09h13
(atualizado às 09h14)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Chefe da diplomacia iraniana considerou totalmente inaceitável a eventual rejeição do pedido de visto</p>
Chefe da diplomacia iraniana considerou totalmente inaceitável a eventual rejeição do pedido de visto
Foto: AP

O Irã não planeja escolher outro embaixador para a ONU, depois que Washington rejeitou o visto para Hamid Abutalebi por seu suposto papel na tomada de reféns da embaixada americana em Teerã, em 1979, informou neste sábado o vice-ministro das Relações Exteriores, Abas Araqchi, à agência Mehr. A fonte explicou que seu país vai se opor à recusa do visto através de mecanismos legais da ONU. 

A Casa Branca anunciou na véspera que os Estados Unidos não concederão visto ao novo embaixador iraniano na ONU. Os EUA são, a princípio, obrigados a conceder vistos aos diplomatas deste organismo, mas é possível ocorrer exceções.

O diplomata nega ter participado nos fatos de 1979, quando os estudantes que expulsaram o Xá do Irã, ligado ao Ocidente, e tomaram a embaixada americana em Teerã. Abutatalebi só admite ter trabalhado como intérprete para libertar várias pessoas que estavam dentro da embaixada.

Hamid Abutalebi ocupou cargos nas representações do Irã na Austrália, Itália e Bélgica. Ele é considerado próximo aos setores reformistas de seu país e ao presidente moderado Hassan Rohani. 

Segundo o chefe da diplomacia iraniana, Mohamad Javad Zarif, Abutalebi é considerado pelo governo de Teerã como dos diplomatas "mais experientes e racionais". Na quarta-feira, Zarif considerou totalmente inaceitável a eventual rejeição deste pedido de visto.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade