PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã insiste que haverá represálias pelo ataque de Israel à Síria

3 fev 2013 - 09h13
(atualizado às 09h25)
Compartilhar

Comandantes militares do Irã insistiram neste domingo que haverá represálias no momento adequado pelo recente ataque aéreo de Israel à Síria, em declarações divulgadas pela imprensa iraniana.

O comandante do Corpo de Guardiães da Revolução do Irã, general Mohamad Ali Jaafari, considerou que a "resistência e as represálias são o único caminho" para enfrentar Israel após o ataque à Síria, segundo a agência oficial "Irna".

Jaafari, em declarações a jornalistas locais, qualificou hoje como "brutal" o recente ataque israelense ao território sírio e afirmou que "o espírito agressivo é uma das principais características do regime de Tel Aviv".

O chefe dos Guardiães, o corpo militar especial de defesa do regime islâmico, fez suas declarações na inauguração de um túnel de vento de ultra-sons, que alcança oito vezes a velocidade do som, sobre o qual disse que será de grande utilidade em testes de mísseis e de equipamentos aeroespaciais.

Por sua vez, o subchefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã para Assuntos Culturais e Propaganda, general Massoud Jazayeri, afirmou que as represálias sírias ao recente ataque aéreo israelense "serão esmagadoras" e deixarão "em coma o regime sionista (Israel)".

Segundo manifestações divulgadas hoje pela agência local "Fars", Jazayeri disse que "os criminosos israelenses devem saber que, após cada golpe, haverá uma represália em massa, cujo momento e amplitude serão decididos pelas nações livres e anti-hegemônicas".

Na sessão de hoje do Parlamento de Teerã, o presidente da câmara, Ali Larijani, condenou o ataque aéreo israelense à Síria e pediu aos países muçulmanos da região a se distanciar do "inimigo sionista", segundo a rede de televisão oficial iraniana com transmissão em inglês, "PressTV".

Desde ontem, o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Saeed Jalili, se encontra em Damasco para debater com o governo sírio o recente ataque aéreo de Israel a esse país, segundo a agência oficial iraniana "Irna".

Jalili, próximo ao líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, e uma das personalidades mais influentes da política de Teerã, discutirá o recente ataque aéreo e a situação na Síria, onde há quase dois anos começou o levante contra o regime liderado por Bashar Al Assad.

O regime do partido Baath na Síria e a República Islâmica do Irã mantêm há mais de 30 anos uma associação estratégica, tanto em temas técnicos, econômicos e comerciais como militares, com previsão de ajuda mútua em caso de agressão externa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade