PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã indica que pode não rejeitar congelamento de atividade nuclear por 10 anos

5 mar 2015 - 21h35
(atualizado às 21h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro das Relações Exteriores do Irã sugeriu nesta quinta-feira que uma moratória de 10 anos sobre alguns aspectos do programa nuclear do país pode ser aceitável para Teerã, embora tenha se recusado a discutir a questão em detalhes.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, em Genebra, na Suíça. 02/03/2015
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, em Genebra, na Suíça. 02/03/2015
Foto: Denis Balibouse / Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse à Reuters na segunda-feira que o Irã precisa se comprometer com um congelamento verificável de pelo menos 10 anos de sua atividade nuclear sensível para um acordo ser alcançado entre Teerã e seis potências mundiais.

A apresentadora da CNN Christiane Amanpour perguntou ao ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, em entrevista se o país estava disposto a aceitar a limitação de uma década do programa nuclear que o Irã insiste que é exclusivamente pacífico.

"Depende de como você define isso", disse Zarif. "Se tivermos um acordo, estamos preparados para aceitar certas limitações por um determinado período de tempo, mas eu não estou preparado para negociar no ar."

Na terça-feira, a imprensa iraniana informou que Zarif disse que a exigência de Obama para um congelamento parcial de 10 anos era inaceitável.

Zarif e o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, se reuniram nesta semana em Montreux, na Suíça, com o objetivo de obter um esboço de acordo até o fim de março.

"Há vários detalhes que precisam ser discutidos. Fizemos alguns progressos", declarou Zarif. "Vamos ter de trabalhar muito, muito duro nas próximas semanas."

Irã, Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Rússia e China impuseram um prazo até o fim de junho para chegar a um acordo que restringe o trabalho nuclear iraniano em troca de alívio nas sanções. As potências ocidentais esperam ter um esboço de acordo político até o fim de março.

"Nós podemos, de fato, chegar a um acordo, se houver a vontade política necessária para fazer as escolhas difíceis", disse Zarif. "Todo mundo tem que fazer escolhas difíceis."

Ele afirmou que até agora não houve nenhum acordo satisfatório sobre como remover as sanções contra Teerã.

"Estamos ainda há algum tempo de resolver todas as questões", declarou o chanceler iraniano.

(Reportagem de Louis Charbonneau)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade