PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã executa jovem condenado apesar de apelo internacional

11 out 2009 - 09h25
(atualizado às 09h37)
Compartilhar

O Irã enforcou neste domingo um homem que era menor de 18 anos quando matou uma pessoa, informou a mídia local, um mês após a União Europeia pedir a suspensão da execucação. Behnoud Shojaie foi executado após falharem os esforços para persuadir a família da vítima a perdoá-lo. A execução havia sido adiada no ano passado e novamente em agosto.

A lei iraniana prevê que a família da vítima pode poupar a vida de um assassino condenado em troca de compensação financeira, chamada de dinheiro do sangue. A Anistia Internacional disse que Shojaie tentou separar uma briga entre um amigo e outro garoto e atacou esse outro garoto com um caco de vidro quando foi ameaçado com uma faca. Ele tinha 17 anos quando o crime ocorreu, há quatro anos.

A Anistia considerou o Irã como o segundo país do mundo com mais execuções em 2008, com ao menos 346 mortes, ficando atrás apenas da China. O Irã executou pelo menos 42 jovens criminosos desde 1990, segundo grupos de direitos humanos. O Irã diz que executa a pena de morte apenas quando o prisioneiro faz 18 anos.

No mês passado, a União Europeia disse estar "profundamente preocupada" com a notícia das iminentes execuções de Shojaie e de dois outros jovens criminosos, dizendo que elas seriam uma contravenção direta dos compromissos internacionais do país.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade