PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã está 'muito longe' do exigido, diz Hague sobre questão nuclear

6 abr 2013 - 17h37
(atualizado às 17h46)
Compartilhar
Exibir comentários

O Irã está "muito longe" do que é exigido para dar uma guinada nas negociações com as grandes potências sobre seu programa nuclear, considerou neste sábado o chefe da diplomacia britânica, William Hague, ao final de dois dias de negociações no Cazaquistão.

O Reino Unido faz parte dos países do grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China - mais a Alemanha) que realizaram com o Irã duas longas jornadas de discussões em Almaty, no Cazaquistão.

"O Reino Unido veio ao Cazaquistão preparado com nossos parceiros para negociar de boa fé com o Irã", declarou Hague em um comunicado.

"Longas discussões foram realizadas sobre alguns temas, mas ainda existe um grande fosso entre as partes. A atual postura do Irã está muito longe do que é necessário para dar uma guinada diplomática", acrescentou.

O Irã deve se perguntar seriamente "se quer persistir em sua posição atual, e enfrentar as pressões e um isolamento crescentes de parte da comunidade internacional, ou se envolver em negociações substanciais", advertiu Hague.

Os países do grupo 5+1 e o Irã não avançaram nas negociações em torno da questão nuclear iraniana, e sequer chegaram a um acordo sobre um próximo encontro, indicou Catherine Ashton, a representante da diplomacia da União Europeia, que dirige as negociações para as grandes potências.

O chefe dos negociadores iranianos, Said Jalili, insistiu no reconhecimento internacional do direito do Irã de enriquecer urânio, principal ponto sobre o qual as grandes potências exigem concessões de Teerã para que as sanções contra a República Islâmica por seu polêmico programa nuclear sejam atenuadas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade