PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã e potências terão novas negociações, diz diplomata; Teerã nega

24 mai 2012 - 11h26
(atualizado às 12h30)
Compartilhar

As grandes potências e o Irã concordaram nesta quinta-feira em iniciar uma nova rodada de negociações sobre o polêmico programa nuclear da República Islâmica após dois dias de reuniões em Bagdá, segundo um diplomata, informação desmentida "no momento" por uma autoridade iraniana. "Haverá outras negociações", afirmou um diplomata ocidental que pediu para não ser identificado, depois de dois dias de intensas discussões entre a República Islâmica, de um lado, e a UE e os membros permanentes do Conselho de Segurança (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China), além de Alemanha, de outro.

"Os representantes russo e chinês tiveram um encontro com o chefe da delegação iraniana (Said Jalili). Eles apresentaram um relatório ao grupo 5+1 e decidiu-se realizar uma nova reunião plenária com os iranianos", explicou o diplomata. No entanto, uma autoridade iraniana assegurou depois à AFP que não se chegou no momento a um acordo para manter as negociações. "Não há acordo algum no momento. Há uma reunião plenária e pode haver um acordo nesta reunião" prevista às 15h GMT (12h de Brasília), declarou.

Nesta quinta-feira, as negociações foram abertas em um clima que um representante iraniano definiu como "muito ruim". Segundo essa mesma fonte, a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, e o líder da delegação iraniana, Said Jalili, mantiveram três reuniões bilaterais.

A entrevista coletiva à imprensa de Ashton que deveria ser realizada por volta das 16h30 locais (10h30 de Brasília) foi cancelada no último minuto. O Grupo 5+1 tenta obter "garantias" de que o Irã não busca fabricar uma bomba atômica, como o suspeitam países ocidentais.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade