PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã e potências mundiais buscam acordo nuclear horas antes de fim do prazo

31 mar 2015 - 09h11
(atualizado às 09h11)
Compartilhar
Exibir comentários

A horas do fim do prazo, o Irã e seis potências mundiais intensificaram nesta terça-feira o ritmo das negociações por um acordo preliminar sobre o programa nuclear iraniano, enquanto autoridades alertavam que qualquer pacto seria provavelmente frágil e incompleto.

Chefe de política externa da UE, Federica Mogherini, e chanceler do Irã, Javad Zarif, em encontro em Lausanne. 31/03/2015
Chefe de política externa da UE, Federica Mogherini, e chanceler do Irã, Javad Zarif, em encontro em Lausanne. 31/03/2015
Foto: Brendan Smialowski / Reuters

Por quase uma semana, Estados Unidos, Grã-Bratanha, França, Alemanha, Rússia e China têm tentado superar o impasse nas negociações, cujo objetivo é impedir o Irã de desenvolver a capacidade de fabricar uma bomba nuclear e, em troca, aliviar as sanções internacionais que prejudicam a economia iraniana.

No entanto, diferenças sobre enriquecimento de urânio e o ritmo da suspensão das sanções ameaçam o acordo que poderia terminar com 12 anos de impasse entre o Irã e o Ocidente sobre as ambições nucleares de Teerã e reduzir os riscos de uma outra guerra no Oriente Médio.

Autoridades buscaram não alimentar as expectativas em relação ao encontro na cidade suíça de Lausanne.

Há dias eles tentam acordar um documento curto com pontos-chave que seria a base de um pacto futuro mais amplo. Autoridades afirmaram que esperavam poder anunciar algo, apesar de um diplomata ocidental ter dito que seria algo “incompleto e que empurraria alguns temas para frente”.

Negociações entre as partes sobre os pontos mais difíceis entraram noite adentro e continuaram nesta terça-feira. A expectativa é que os encontros durem até tarde e possivelmente entrem pela quarta-feira.

Autoridades disseram esperar chegar a um acordo sobre algum tipo de declaração, enquanto qualquer entendimento preliminar permaneceria confidencial.

Também é possível que eles não cheguem a nenhum acordo.

"Estamos nos preparando para ambos os cenários”, disse outro diplomata ocidental.

Autoridades declararam que as conversas sobre um acordo preliminar, que serviria como base para um entendimento mais amplo por volta do fim de junho, podem não dar resultado.

"Há ainda temas difíceis”, afirmou o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, à CNN. “Estamos trabalhando muito duro para superá-los. Estamos trabalhando noite adentro.”

O ministro do Exterior da França, Laurent Fabius, e o seu colega alemão, Frank-Walter Steinmeier, cancelaram os planos de uma viagem a Berlim para uma reunião bilateral nesta terça. “As negociações estão numa fase difícil e crítica, tornando a presença dos dois ministros em Lausanne essencial”, declarou uma fonte do governo da Alemanha.

O verdadeiro prazo final das negociações, segundo disseram autoridades ocidentais e iranianas, não é a terça, mas 30 de junho.

Eles afirmaram que os pontos de maior dificuldade permanecem a suspensão das sanções das Nações Unidas e a exigência iraniana pelo direito de pesquisa e desenvolvimento sem restrições relacionados a centrífugas nucleares avançadas, depois de dez anos de acordo.

O Irã disse que o tema chave é a suspensão rápida das sanções.

As seis potências querem mais do que uma suspensão de dez anos das atividades nucleares mais sensíveis do Irã. Os iranianos, que negam estar tentando desenvolver uma bomba atômica, querem um fim rápido das sanções em troca de limites temporários às suas atividades atômicas.

O ministro do Exterior da Rússia, Sergei Lavrov, que deve estar de volta a Lausanne nesta tarde, disse à imprensa em Moscou que ele acredita que há uma boa chance de êxito.

"As chances são grandes. Elas provavelmente não são cem por cento, mas você nunca pode estar cem por cento certo de nada. As chances são viáveis se nenhuma das partes pedir mais no último minuto”, disse.

(Reportagem adicional de Thomas Grove, em Moscow)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade