PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã e AIEA terão novo encontro em 21 de maio, diz mídia

22 abr 2013 - 08h37
(atualizado às 10h27)
Compartilhar

Autoridades iranianas e da agência de fiscalização nuclear da ONU vão realizar uma nova rodada de negociação sobre o contestado programa nuclear do Irã em 21 de maio em Viena, informou a mídia iraniana nesta segunda-feira.

As agências de notícias Mehr e Isna não deram mais detalhes sobre a reunião. A assessoria de imprensa da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) não tinha qualquer comentário de imediato.

Na semana passada, uma fonte diplomática disse à Reuters que uma reunião em maio era uma possibilidade, mas que ainda não havia uma data marcada.

Essa seria a 10ª rodada de negociações entre as duas partes desde o início de 2012, até agora sem resultarem em qualquer acordo que autorize a agência da ONU a retomar sua investigação sobre as instalações nucleares iranianas.

A AIEA busca autorização para que seus inspetores retomem a investigação há bastante tempo interrompida sobre a eventual pesquisa de armas nucleares da República Islâmica.

As negociações AIEA-Irã são separadas, mas muito próximas, das negociações diplomáticas entre Teerã e seis potências mundiais sobre a questão nuclear iraniana, que buscam impedir uma guerra no Oriente Médio.

O Irã nega a alegação ocidental de que esteja buscando a capacidade de desenvolver armas nucleares, e garante que suas atividades atômicas têm como objetivo apenas gerar eletricidade.

(Reportagem de Yeganeh Torbati, em Dubai, e Fredrik Dahl, em Viena)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade