PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã e AIEA encerram novo diálogo sem resolver diferenças

17 jan 2013 - 18h34
(atualizado às 18h35)
Compartilhar

Inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) e representantes do governo iraniano encerraram na quinta-feira em Teerã dois dias de conversas, sem nenhum sinal de avanço na investigação internacional sobre um local suspeito de abrigar pesquisas voltadas para o desenvolvimento de armas atômicas.

As agências iranianas de notícias Isna e Fars disseram que uma nova reunião foi marcada para 12 de fevereiro, também em Teerã.

A Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA, um órgão da ONU) esperava finalmente concluir nesta semana um acordo com o Irã que lhe permitisse retomar as investigações sobre a suposta faceta militar do programa atômico local.

Diplomatas em Viena disseram que ainda não tinham detalhes sobre como a reunião em Teerã terminou, mas deixaram claro que não estavam otimistas quanto a um acordo. A delegação da agência, chefiada pelo subdiretor-geral Herman Nackaerts, deve regressar a Viena na manhã de sexta-feira, segundo uma fonte diplomática. A AIEA não se manifestou.

(Reportagem de Fredrik Dahl e Yeganeh Torbati)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade