PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã diz que atacará inimigos se estiver em perigo

21 fev 2012 - 12h45
Compartilhar

O Irã realizará ações preventivas contra seus inimigos se sentir que há perigo aos seus interesses nacionais, disse o comandante-adjunto das Forças Armadas do país na terça-feira à agência Fars.

Veja no mapa os principais complexos nucleares do Irã

"Nossa estratégia agora é que, se sentirmos que nossos inimigos querem colocar em perigo os interesses nacionais do Irã (...), vamos agir sem esperar suas ações", disse Mohammad Hejazi.

O Irã enfrenta crescente pressão internacional por seu programa nuclear, que Israel e governos ocidentais suspeitam estar voltado para o desenvolvimento de armas - algo que Teerã nega.

Novas sanções ocidentais nos últimos meses tentam bloquear as exportações iranianas de petróleo, vitais para a economia do país. A República Islâmica ameaça reagir fechando o estreito de Ormuz, única saída do golfo Pérsico, rota crucial para o comércio petrolífero mundial.

Os Estados Unidos e Israel não descartam uma ação militar para destruir o programa nuclear iraniano. Na semana passada, uma fonte graduada de inteligência dos EUA disse que as agências americanas de espionagem acreditam que o Irã reagirá se for atacado, mas dificilmente iniciará um conflito.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade