PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã deve participar de Genebra II, diz ONU; Teerã afirma esperar convite

O representante das Nações Unidas para a Síria, Lakhdar Brahimi, conversou com o chanceler iraniano, Mohamad Yavad Zarif, neste sábado em Teerã

26 out 2013 - 11h44
(atualizado às 16h20)
Compartilhar
Exibir comentários
O enviado da ONU à Síria, Lakhdar Brahimi (esq.), dá entrevista com o chanceler iraquiano, Hoshyar Zebari, em Genebra
O enviado da ONU à Síria, Lakhdar Brahimi (esq.), dá entrevista com o chanceler iraquiano, Hoshyar Zebari, em Genebra
Foto: AFP

O enviado de paz da Organização das Nações Unidas para a Síria, Lakhdar Brahimi, disse neste sábado, em Teerã, que o Irã deve ser convidado para as negociações de paz em Genebra. "Acreditamos que a participação do Irã na conferência de Genebra é natural e necessária, bem como frutífera, por isso estamos esperançosos de que este convite seja feito", disse Brahimi durante uma entrevista coletiva conjunta com o chanceler iraniano, Mohamad Yavad Zarif.

O Irã afirmou que participará da conferência se for convidado. "A República Islâmica do Irã está interessada em ajudar para que acabe a crise. Ainda não recebemos nenhum convite, mas se nos convidam com a decisão de ajudar a encontrar uma solução política, participaremos", disse Zarif na sede do Ministério. "É importante prevenir o extremismo na região e estabilizar a segurança. Esperamos, com a ajuda dos países da zona, poder ajudar a Síria a pôr fim à crise", acrescentou.

Segundo secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al Araby anunciou no fim de semana passado que o encontro Genebra II será realizado em 23 de novembro. A segunda convenção de Genebra foi proposta pelos Estados Unidos e Rússia em maio e procura aplicar o estipulado há um ano e meio no primeiro encontro. Desde que o conflito sírio começou, em março de 2011, mais de 100 mil pessoas morreram e cerca de cinco milhões necessitam ajuda humanitária de emergência.

Guerra civil em fotos Conteúdo exclusivo
AFP AFP

O Terra compilou alguns dos principais materiais fotográficos disponibilizados ao longo destes mais de dois anos de guerra na Síria. Cada imagem leva a uma galeria que conta um episódio específico ou remete a uma situação importante do conflito.

Acompanhe a cobertura exclusiva do Terra através dos jornalistas Tariq Saleh e Mauricio Morales. Sediado no Líbano, Saleh conversou com sírios, visitou refugiados e ouviu analistas. Enviado especial, Morales passou dias com rebeldes.

Com informações da Reuters e EFE.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade