PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã critica decisão de Canadá de romper relações diplomáticas

8 set 2012 - 09h22
(atualizado às 09h44)
Compartilhar

O porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast, denunciou a decisão do Canadá de romper relações diplomáticas com o Irã e acusou o governo canadense de estar "sob influência do regime sionista", indicou a agência iraniana Isna.

Após anuncio do Canadá, que decidiu fechar imediatamente sua embaixada no Irã, avisos foram fixados na porta da unidade iraniana em Ottawa
Após anuncio do Canadá, que decidiu fechar imediatamente sua embaixada no Irã, avisos foram fixados na porta da unidade iraniana em Ottawa
Foto: AP

"O atual governo do Canadá é um governo extremista (...), influenciado pelo regime sionista, que adota medidas para pressionar o povo iraniano e criar problemas com os cidadãos de nosso país. O Irã dará uma resposta adequada", declarou Mehmanparast.

O Canadá anunciou na sexta-feira o fechamento imediato de sua embaixada no Irã e a expulsão de todos os diplomatas iranianos que se encontram em território canadense, alegando, entre outras coisas, a crescente ajuda militar de Teerã ao regime sírio.

"O regime iraniano proporciona uma ajuda militar crescente ao regime (do presidente sírio Bashar al) Assad; recusa obedecer as resoluções das Nações Unidas referentes a seu programa nuclear; ameaça regularmente a existência de Israel e tem propósitos antissemitas racistas, além de incitar ao genocídio", assinalou o ministro das Relações Exteriores, John Baird, em um comunicado.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade