PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã cortará exportação de petróleo para alguns países europeus

4 fev 2012 - 12h39
Compartilhar

O ministro do petróleo do Irã disse que o Estado islâmico não recuaria de seu programa nuclear, mesmo que as suas exportações de petróleo bruto sejam reduzidas, informou a agência de notícias oficial local IRNA neste sábado. Rostam Qasemi disse que o Irã cortaria exportações de petróleo para algumas nações européias - ele não especificou quais - em retaliação à decisão de redução de alguns países de cortar importação de petróleo iraniano.

O ministro iraniano instou a Europa a reconsiderar a sua proibição ao petróleo iraniano, e disse que o mercado de petróleo está em equilíbrio agora, mas seria lançada em turbulência, sem a oferta de petróleo do Irã. "Infelizmente, a UE sucumbiu à pressão dos Estados Unidos. Espero que revejam a sua decisão sobre de sanções a exportações de petróleo do Irã", disse Qasemi.

Mas ele também pediu à União Europeia, que respondeu por um quarto das vendas iranianas de petróleo bruto no terceiro trimestre de 2011, que reveja sua decisão na semana passada. "Nós não vamos abandonar nosso curso nuclear, mesmo se não podemos vender uma gota de petróleo", disse Rostam Qasemi a repórteres, segundo a Irna.

Tensões com o Ocidente aumentaram no mês passado, quando Washington e União Européia impuseram sanções ainda mais duras contra o Irã em uma tentativa de forçá-lo a fornecer mais informações sobre seu programa nuclear. As medidas destinam-se a desligar o segundo maior exportador de petróleo da OPEP de vendas de petróleo bruto.

"O mercado de petróleo internacional vai experimentar tumulto na ausência de petróleo iraniano com consequências imprevisíveis sobre os preços do petróleo", afirmou. No entanto, analistas dizem que o mercado global de petróleo não seria muito afetado se o Irã vier a fechar a torneira de petróleo para a Europa.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade