PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã confirma troca de cartas entre Rouhani e Obama

17 set 2013 - 09h04
(atualizado às 09h25)
Compartilhar
Exibir comentários
O presidente iraniano Hasan Rouhani em imagem do dia 10 de setembro
O presidente iraniano Hasan Rouhani em imagem do dia 10 de setembro
Foto: AP

Teerã confirmou nesta terça-feira que o presidente do Irã, Hassan Rouhani, trocou cartas com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, informou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniana, Marzie Afjam, em sua habitual entrevista coletiva semanal.

"Como vimos nos noticiários, estas cartas foram trocadas", confirmou Marzie. A porta-voz explicou que Obama enviou uma mensagem de "felicitação pela eleição do senhor Rouhani como presidente de nosso país".

Afjam acrescentou que o presidente iraniano respondeu agradecendo e aproveitou para falar de temas de interesse comum. "O senhor Rouhani, além de agradecer, mencionou alguns temas em diversas áreas de interesse", disse a porta-voz da chancelaria iraniana sem dar detalhes sobre os assuntos abordados.

Desde sua vitória nas eleições presidenciais de 14 de junho, Rouhani afirmou várias vezes que deseja um diálogo construtivo para melhorar relações com o mundo e para aliviar as sanções defenderá "clareza e medidas de confiança (sobre o tema nuclear)".

Diversos governos, com Washington e Londres à frente, acusam o regime iraniano de ocultar sob seu programa nuclear civil um ambicioso projeto bélico clandestino cujo objetivo seria a aquisição de armamento nuclear, o que é negado por Teerã.

O Irã retomou negociações nucleares com o G5+1 (formado pelos cinco países do Conselho de Segurança e a Alemanha) em 2009 e desde então foram realizadas vários encontros sem resultados concretos

O ministro iraniano de Relações Exteriores, Mohammed Yavad Zarif, irá se reunir com mediadores internacionais do Grupo 5+1, previsivelmente em 26 de setembro, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, que será realizada em Nova York. Por sua parte, Rouhani se encontrará com o ministro britânico de Relações Exteriores, William Hague, em um encontro bilateral paralelo ao evento da ONU.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/especial-ira/" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/especial-ira/">O que esperar de um país frequentemente associado ao extremismo religioso, fechado em torno do manto da Revolução Islâmica e governado por um regime teocrático conhecido por suas práticas que ferem grande parte dos princípios ocidentais de igualdade, liberdade, democracia e direitos humanos? Conheça o outro lado do Irã</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade