PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã anuncia que já recebeu sistema russo de mísseis antiaéreos S-300

11 abr 2016 - 11h53
Compartilhar
Exibir comentários

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Hussein Jaberi, confirmou nesta segunda-feira que seu país já recebeu o primeiro envio desde a Rússia do sistema de mísseis antiaéreos S-300, em cumprimento com o contrato bilateral duramente criticado pelos EUA, Israel e Arábia Saudita.

"Já tínhamos anunciado que, apesar das várias mudanças na data de entrega, o acordo estava no caminho para seu início, e hoje posso anunciar que a primeira parte deste equipamento chegou ao Irã e que a entrega de outras partes continuará de agora em adiante", disse o porta-voz durante sua habitual entrevista coletiva semanal.

O anúncio aconteceu um dia depois que o principal conselheiro em relações internacionais do líder supremo iraniano, Ali Akbar Velayati, confirmou em entrevista na televisão pública que a entrega de mísseis seria realizada "com toda segurança", embora não tenha precisado a data.

Além disso, Velayati apontou que a Rússia e o Irã avançaram nas negociações de compra de aviões de combate Sukhoi-30.

Em 2007, Rússia e o Irã assinaram um contrato por US$ 800 milhões para a venda de pelo menos cinco baterias de mísseis S-300, uns dos mais avançados do mundo, em um trato que foi visto como uma ameaça pelos rivais regionais do Irã -Arábia Saudita e Israel- assim como pelos EUA.

No entanto, em 2010 o presidente russo Dmitri Medvedev vetou a entrega dos equipamentos ao Irã como parte das sanções internacionais contra o país por seu programa nuclear.

Em abril do ano passado, o presidente russo, Vladimir Putin, decidiu eliminar esse veto e prometeu entregar os mísseis ao Irã, apesar de desde então terem ocorrido negociações para atualizar o contrato e para suspender um processo que Teerã impôs perante um tribunal de arbitragem internacional contra a Rússia pela suspensão de dito acordo.

Em fevereiro, Moscou anunciou que o ministro da Defesa do Irã, Hossein Dehgan, ia participar da cerimônia de entrega do material, algo que finalmente não aconteceu.

Os S-300, análogos aos Patriot americanos, permitirão ao Irã fazer frente a uma eventual invasão ou ataque aéreo em massa israelense ou americano com caças, helicópteros, bombardeiros e mísseis balísticos, segundo especialistas.

Os israelenses temem que essas baterias, que têm um alcance de até 200 quilômetros, permitam ao Irã contar em breve com um invulnerável escudo antimísseis para defender suas infraestruturas vitais perante um possível ataque exterior.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade