PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã afirma não ter convidado líder do Hamas para cúpula

26 ago 2012 - 06h30
(atualizado às 09h07)
Compartilhar

O governo de Teerã assegurou neste domingo que convidou oficialmente como representante dos palestinos na 16ª Cúpula dos Não Alinhados só o presidente Mahmoud Abbas, e não o chefe do Governo do Hamas na Faixa de Gaza, Ismail Haniyeh.

"Da Palestina só foi convidado (o presidente) Mahmoud Abbas para participar da Cúpula, e não enviamos um convite oficial a nenhuma outra pessoa", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast.

Ao término da abertura das reuniões de especialistas prévias à 16ª Cúpula da organização, que acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto, Mehmanparast disse que, "no caso de querermos convocar um convidado especial, à parte dos presentes à cúpula, esse convite deveria ser fazer por meio do escritório dos Não Alinhados em Nova York".

Por sua vez, no site de informação da Cúpula, Mohamad Reza Forgani, diretor-geral de Assuntos Internacionais da Presidência do Irã e porta-voz do Comitê Organizador da reunião, também confirmou que, até agora, não enviaram nenhum convite oficial de parte da República Islâmica do Irã nem do presidente, Mahmoud Ahmadinejad ao Governo do Hamas em Gaza.

O fato alimentou a divisão entre as principais facções palestinas, a nacionalista Fatah e a fundamentalista islâmica Hamas, e ameaça reavivar o conflito entre ambas, que trabalham sem sucesso há dois anos para avançar em uma reconciliação nacional que cada vez parece mais distante.

EFE   
Compartilhar
Publicidade