PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã acusa Israel de tentar impedir visita de Ahmadinejad ao Líbano

5 out 2010 - 12h28
(atualizado às 13h02)
Compartilhar

O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores do Irã, Ramín Mehmanparast, denunciou nesta terça-feira a tentativa de Israel de impedir a visita do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ao Líbano, mas advertiu que os planos israelenses estão condenados ao fracasso.

Em sua entrevista coletiva semanal, Mehmanparast ressaltou ainda que "as recentes ameaças do regime sionista a respeito da visita presidencial voltaram a revelar a natureza criminosa do regime de Tel Aviv".

Ahmadinejad deve viajar ao Líbano em 13 de outubro, em sua primeira ida ao país, que pode incluir visita às terras ocupadas por Israel e libertadas em 2004 pelo grupo xiita libanês Hisbolá, aliado de Teerã.

A respeito da polêmica visita, o ministro de Petróleo iraniano, Masoud Mir-Kazemi, assegurou que os dois governos chegaram a um acordo para cooperar na exploração de petróleo e gás no Líbano.

Em reunião com seu colega libanês, Yubran Basil, o ministro iraniano revelou que representantes do Irã, Iraque, Síria e Líbano se reunirão em breve para analisar um projeto que permita vender gás do Líbano.

"Irã e Líbano chegaram a acordos para a construção de refinarias e exportação de gás (iraniano). Beirute quer comprar produtos iranianos do setor e precisa da ajuda do Irã para construir refinarias", afirmou Mir-Kazemi, citado pela emissora de televisão estatal e pela agência de notícias local Mehr.

EFE   
Compartilhar
Publicidade