PUBLICIDADE

Oriente Médio

Investigadores de armas químicas da ONU chegam à Síria em busca de acesso ao país

24 jul 2013 - 07h58
(atualizado às 08h02)
Compartilhar

O chefe da equipe de investigação da ONU sobre o uso de armas químicas chegou à Síria nesta quarta-feira para discutir o inquérito sobre as acusações do uso dessas armas na guerra civil síria.

A equipe completa liderada por Ake Sellstrom não recebeu autorização para ingressar na Síria devido a disputas diplomáticas a respeito dos acessos que o grupo terá. A missão dele nesta semana é tentar chegar a um acordo para começar a trabalhar na Síria

Sellstrom, um sueco, está acompanhado da chefe do Escritório da ONU para Assuntos de Desarmamento, Angela Kane, que disse ao chegar a Damasco que a missão deles é preparar o terreno para uma investigação sobre o uso de armas químicas no país.

Os dois foram convidados pelo governo sírio e vão encontrar o chanceler sírio, Walid al-Moualem, além de especialistas técnicos.

Até hoje o governo sírio impediu o acesso de investigadores da ONU a qualquer lugar excepto Khan al-Assal, na província de Aleppo, onde o governo do presidente sírio, Bashar al-Assad, e sua aliada Rússia dizem que os rebeldes usaram armas químicas em março.

Os dois lados negam ter usado armas químicas na guerra civil.

(Reportagem de Marwan Makdesi)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade