PUBLICIDADE

Oriente Médio

Interpol faz alerta após fugas em prisões do Iraque, Líbia e Paquistão

3 ago 2013 - 12h19
(atualizado às 12h51)
Compartilhar
Exibir comentários

A Interpol emitiu um alerta de segurança global no sábado aconselhando seus membros a aumentar a vigilância contra ataques, após uma série de fugas de prisões no Iraque, na Líbia e no Paquistão que a agência está investigando para determinar se estão ligadas.

A sede da Interpol na França disse que, uma vez que o Al Qaeda é suspeito de estar envolvido em alguns dos incidentes, pediu aos seus 190 países membros que atentem para as informações relacionadas a fugas de prisões, com o objetivo de determinar se elas foram coordenadas e também localizar os fugitivos.

Na sexta-feira, os Estados Unidos emitiram um alerta para os norte-americanos em todo o mundo de que o Al Qaeda pode estar planejando ataques em agosto, especialmente no Oriente Médio e Norte da África.

O alerta de viagem do Departamento de Estado foi baseado nas mesmas informações que levaram ao fechamento de 21 embaixadas e consulados dos Estados Unidos neste domingo, principalmente aqueles no mundo muçulmano, um oficial dos EUA disse à Reuters sob condição de anonimato.

A Grã-Bretanha disse que vai fechar sua embaixada no Iêmen no domingo e na segunda-feira. "Estamos particularmente preocupados com a situação de segurança nos últimos dias do Ramadã ", disse o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado, referindo-se ao mês sagrado muçulmano que termina nesta quarta-feira.

A França também planeja fechar sua embaixada no Iêmen no domingo, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.

Fugas de prisões ocorreram no Paquistão em 31 de julho em uma operação liderada pelo Talibã e no Iraque, na prisão de Abu Ghraib, durante a noite no dia 22 de julho. Cerca de 500 presos, entre eles altos membros da Al Qaeda, escaparam de Abu Ghraib. Mais de 1,1 mil presos fugiram de uma prisão nos arredores de Benghazi em 27 de julho.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade