PUBLICIDADE

Oriente Médio

Insurgentes matam 9 em ataque a base da Otan no Afeganistão

8 ago 2015 - 08h32
Compartilhar
Exibir comentários

Um soldado e oito civis que integravam a missão da Otan no Afeganistão morreram em um ataque a bomba realizado por insurgentes a uma base de tropas internacionais na capital Cabul, informou neste sábado a organização.

"Um soldado da Apoio Decidido - nome da missão da Otan no país - e oito civis contratados morreram durante o ataque a uma instalação da coalizão em Cabul" na noite de ontem, disse a Otan em comunicado.

"Dois insurgentes que haviam realizado o ataque morreram", acrescenta a nota, que não especificou a nacionalidade dos membros da missão que morreram, algo que corresponde a cada país da organização multilateral.

No entanto, um porta-voz da Otan no país asiático, Brian Tribus, informou à Agência Efe que os civis mortos eram afegãos.

O ataque às instalações militares estrangeiras em Qasaba, no norte da cidade, começou quando um dos insurgentes detonou um carro-bomba na entrada das instalações, e em seguida outros entraram em confronto com tropas estrangeiras e afegãs, às quais lançaram granadas.

Este foi o terceiro ataque insurgente ocorrido na sexta-feira na capital afegã, com saldo total de 37 mortes e mais de 250 feridos.

À 1h da madrugada local, a explosão de um caminhão-bomba deixou 15 mortos e 240 feridos, todos eles civis, em um atentado a um quartel no leste da capital afegã que quase não afetou a instalação militar, mas destruiu residências.

Às 19h40, um terrorista suicida detonou os explosivos que levava na entrada de uma academia de polícia na região de Afshar da capital, matando dez pessoas, além de si mesmo.

Estes ataques foram os primeiros deste tipo em Cabul após o anúncio, na semana passada, da morte do líder talibã mulá Omar e a nomeação do novo líder insurgente, Akhtar Mansur.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade