PUBLICIDADE

Oriente Médio

Inspetores de armas químicas da ONU estão prontos para ir à Síria, diz Ban

8 abr 2013 - 08h31
(atualizado às 08h36)
Compartilhar

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que uma equipe da organização para investigar as alegações de uso de armas químicas na Síria está pronta para partir dentro de 24 horas, e pediu ao governo sírio que dê o sinal verde para que o trabalho possa começar.

Ban, que encontrou-se com o chefe do órgão de monitoramento global de armas químicas, em Haia, nesta segunda-feira, disse que uma equipe avançada tinha sido enviada ao Chipre.

"Estamos prontos, é uma questão de tempo", disse ele. A equipe completa será composta de 15 especialistas, incluindo inspetores, médicos especialistas e químicos.

"Tudo o que esperamos é o sinal verde do governo sírio para determinar se quaisquer armas químicas foram utilizadas, em qualquer lugar", disse Ban. Ele pediu flexibilidade ao governo sírio para que a missão pudesse partir o mais rápido possível.

(Por Anthony Deutsch)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade